Presidente da Ferj fala sobre mudanças no calendário de 2025 e defende estaduais
A tabela do Campeonato Carioca de 2025 foi sorteada pela Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) nesta terça-feira, durante o Arbitral do Estadual da Série A.
O evento contou com a presença de representantes dos 12 clubes participantes: Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Maricá, Nova Iguaçu, Portuguesa, Sampaio Corrêa, Vasco e Volta Redonda.
O Carioca começará mais cedo no ano que vem. Para interromper os jogos do Campeonato Brasileiro durante o Mundial de Clubes no meio do ano, a CBF decidiu que os estaduais vão ocupar um período menor no ano, com início no final de semana dos dias 11 e 12 de janeiro.
Para não prejudicar o planejamento dos clubes, ficou acordado que os clássicos não seriam marcados para as primeiras rodadas. O primeiro clássico vai acontecer na 6ª rodada, entre Botafogo e Fluminense.
- Até a quarta rodada o clube pode colocar em campo atletas menos utilizados. Os clássicos, que são jogos bastante importantes, para dar um equilíbrio técnico, eles vão jogar com seus principais jogadores. É uma condição lógica e pertinente - explicou o presidente da Ferj, Rubens Lopes.
- Essa história que todo mundo fala, "ah tem que acabar com os estaduais", isso é o maior genocídio do futebol que pode acontecer. Só na cabeça de quem não raciocina, de quem não vê o que os campeonatos estaduais representam em oportunidades laborativas, de inclusão, social, crescimento e surgimento de novos talentos - completou ele.
Confira a 1ª rodada:
- Nova Iguaçu x Vasco
- Flamengo x Boavista
- Botafogo x Maricá
- Fluminense x Sampaio Corrêa
- Madureira x Volta Redonda
- Bangu X Portuguesa
Regulamento
Além do sorteio, o Arbitral discutiu o regulamento da Série A do Carioca de 2025. Não haverá grandes mudanças em relação à última edição. Foram realizadas pequenas alterações, com destaque para a supressão do artigo que indicava uma possível premiação para o vencedor. Todas as receitas captadas (direitos de transmissão, patrocínio...) serão divididas integralmente entre os clubes, de forma proporcional.
Vai constar no regulamento uma recomendação para os clubes realizarem, antes do início do campeonato, palestras educacionais sobre os riscos da manipulação de resultados. Também será orientada a inclusão de informações e depoimentos nos sites dos clubes para combater a situação.
Foi aprovada ainda a realização de uma espécie de colegiado com clubes e arbitragem para definir critérios do VAR, desde que estejam dentro das regras da IFAB (órgão que regulamenta as regras do futebol). A publicação desses critérios deve ser realizada de forma obrigatória até três dias antes do início do campeonato.