Destaque do Sul-Americano sub-17, Dudu renova com o Athletico; veja detalhes

Meia de 17 anos amplia vínculo com o Furacão por três anos. Dudu foi o principal garçom e vice-artilharia no título do Brasil neste ano

Por Guilherme Moreira — Curitiba


O meia Dudu, 17 anos, renovou com o Athletico por três anos. O novo contrato foi assinado nesta semana, no CT do Caju.

O vínculo do jovem atleta passou para abril de 2026. Por ainda ser menor de idade, o jovem atleta não pode assinar contrato de cinco anos, que só será possível posteriormente com a anuência do clube e do atleta.

- Eu praticamente cresci dentro do Athletico. Cheguei no clube ainda no futsal. Amadureci muito e tudo que venho conquistando hoje devo ao Furacão. Poder renovar meu contrato e ter a certeza de que ficarei mais tempo aqui, me dão ainda mais motivação para seguir trabalhando e evoluindo. Agradeço a confiança do clube em meu trabalho e seguirei honrando-o dentro de campo - afirmou.

O atleta chegou ao CT do Caju com 13 anos, em 2019. Dois anos depois, com 15 anos, recebeu sua primeira convocação para o sub-15 da seleção brasileira.

Dudu começou a ter mais destaque no ano passado pelo Brasileiro sub-17, com seis gols em 30 partidas - foi convocado para o Brasil sub-17. Em 2022, ele já subiu para a categoria sub-20 e fez um jogo.

No mesmo ano, em setembro, o meia assinou o primeiro vínculo profissional. Já nesta temporada, Dudu disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior e joga atualmente o Brasileiro sub-20.

Dudu Athletico — Foto: Gustavo Oliveira/Athletico

No Sul-Americano 2023, disputado no Equador, o camisa 10 canarinho brilhou. Ele fechou a competição com três gols, ficando atrás apenas dos colegas Kauã Elias e Rayan, que marcaram cinco.

Além disso, Dudu deu seis passes decisivos para gols e terminou como o maior garçom. O jogador só ficou de fora de uma das nove partidas.

Na campanha do título, Dudu se mostrou um facilitador do meio-campo e esbanjou recursos com tabelas curtas, passes e lançamentos longos, cruzamentos, infiltrações e finalizações. Ainda soube cumprir com suas obrigações defensivas.

Ao todo, a seleção brasileira sub-17 de Phelipe Leal fez nove partidas e marcou 24 gols no Sul-Americano, com o melhor ataque. Foram sete vitórias e dois empates, o único invicto.

O Brasil se garantiu no Mundial da categoria, que será disputado no fim do ano, em sede a ser definida. Além de Dudu, o zagueiro Dayvisson foi outro atleticano campeão sul-americano com três jogos disputados.

O Athletico volta a campo contra o Flamengo pelas quartas de final do Brasileiro sub-20. As datas ainda precisam ser confirmadas pela CBF.