APA conquista o tri no Campeonato de Atletismo Paralímpico e se consolida como potência nacional

Pelo terceiro ano consecutivo, a equipe do Sertão de Pernambuco venceu a principal competição paralímpica do país

Por Redação do ge — Petrolina, PE


APA conquista o tri no Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico

Pelo terceiro ano consecutivo, a Associação Petrolinense de Atletismo (APA) conquista o título do Campeonato de Atletismo Paralímpico. O tricampeonato foi confirmado no domingo, após três dias de competição no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

Na classificação geral, a equipe do Sertão de Pernambuco somou 577 pontos, desbancando a equipe do SESI-SP, vice-campeã com 229,50 pontos. A APA liderou o torneio de ponta a ponta, assumindo a liderança na sexta-feira, primeiro dia de provas. Os pernambucanos conquistaram 57 medalhas, sendo 19 de ouro, 29 de prata e 9 de bronze.

APA celebra tri do Brasileiro de Atletismo Paralímpico — Foto: Divulgação / APA

- Este título é muito especial para todos nós. É fruto de muita dedicação, superação e união. Quero parabenizar cada atleta que deu o seu melhor, cada técnico que planejou e orientou com excelência, e todo o nosso staff, que esteve ao nosso lado garantindo que tudo funcionasse. É um momento de grande alegria e orgulho para a APA, Petrolina, Pernambuco e o Nordeste. Somos tri - comemorou o presidente da APA, Domingos Rodrigues.

Natanael Barros (esquerda) Marciano Barros (no centro) e Domingos Rodrigues, diretores da APA — Foto: Divulgação / APA

O diretor-executivo, Natanael Barros, destacou o tricampeonato como a consolidação da APA no cenário paralímpico nacional.

- Ser campeão nacional por três anos consecutivos (2022, 2023 e 2024) consolida nossa equipe como uma das maiores potências do atletismo paralímpico brasileiro. Estamos muito felizes e orgulhosos. Agora é hora de comemorar e seguir trabalhando por novas conquistas.

A APA Petrolina contou com uma das maiores delegações do campeonato. Foram 44 atletas, além da comissão técnica e staff, totalizando mais de 64 integrantes.

Esporte e Inclusão

Atleta da APA, Samira Brito já disputou duas Paralimpíadas — Foto: Divulgação APA

Com 21 anos de atuação, A APA impactou mais de 2.500 pessoas, promovendo o atletismo desde a formação de base até o alto rendimento. A associação vem transformando o cenário esportivo e social da região, revelando grandes talentos, o que fez o nome da instituição ser colocado no hall das principais equipes do atletismo olímpico e paralímpico brasileiro.

Único clube de atletismo no Nordeste certificado pela Lei Pelé, a APA também se destaca na implementação de projetos financiados pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) do Governo Federal. Atualmente, a associação lidera quatro projetos: as Escolinhas de Atletismo Inclusivo e Escolinhas Sem Fronteiras, Canoagem Paralímpica e o Projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão.