Longe das competições desde 2015, o Araripina é um dos clubes aptos para disputar a Série A3 do Campeonato Pernambucano. Recém-criada, a terceira divisão do estadual é alvo de polêmicas e contestação das equipes. O Bode está entre os 18 times que assinaram nota de repúdio questionando a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) sobre a forma como os participantes do torneio foram definidos.
O ge entrou em contato com a FPF e a entidade informou que "a decisão foi tomada em votação pelos clubes. A Federação Pernambucana de Futebol não vota e nem veta". Ainda não hã data definida para o início da Série A3.
O anúncio da volta do Bode ao futebol foi feito em julho do ano passado, durante visita do presidente da FPF ao município de Araripina. Na época, o dirigente confirmou o credenciamento do clube junto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Federação Internacional de Futebol (FIFA), deixando o Araripina apto a disputar as competições estaduais e nacionais.
– Eu não poderia deixar de vir pessoalmente dar essa notícia e tenho certeza que vamos poder restabelecer esse Clube que volta a ser a grande força do futebol da cidade de Araripina e do interior pernambucano – disse Evandro Carvalho durante a visita realizada no estádio Chapadão do Araripe.
Evandro Carvalho foi recebido pelo prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, que também falou sobre a volta do Bode.
– Foram anos de muito trabalho para resolvermos todas as pendências e hoje a gente presenteia a população araripinense com essa notícia sensacional. Vamos ter o Araripina Futebol Clube de volta em 2023 movimentando a cidade, o comércio e dando muitas alegrias aos torcedores de toda a região.
Além do anúncio da volta do Araripina, a visita do presidente da FPF serviu para que o mandatário do futebol pernambucano conferisse a reforma que estava sendo realizada no estádio Chapadão do Araripe, que, na época, teve a troca do gramado.
Oito anos parado
Em setembro, o Araripina completa 15 anos de existência. O último jogo oficial disputado pelo clube foi na Série A2 de 2015, contra o Afogados. A partida, válida pela segunda fase da competição, terminou com a derrota do Bode por 1 a 0. O duelo foi realizado no estádio Chapadão do Araripe.
2016 foi o primeiro ano sem futebol do Araripina. Na época, o então presidente do clube, Borba Sampaio, alegou que o fator financeiro contribuiu para a ausência do time no certame. Em 2017, a situação foi a mesma. Atualmente, o Araripina é presidido por Ted Eduardo Alencar, que foi presidente do clube entre novembro de 2014 e agosto de 2015.