Em Portugal, Pepa faz propaganda do Sport e celebra volta por cima: "Senti-me injustiçado no Cruzeiro"

Após conquista do acesso à Série A, treinador passa férias no país de origem; à imprensa local, comenta da campanha e impressões sobre o clube, a torcida e o Nordeste

Por Redação do ge — Recife


De férias em Portugal, o técnico Pepa concedeu entrevista à imprensa local compartilhando sua experiência no retorno ao Brasil. Ele, claro, valorizou o fim da temporada 2024, com o sucesso do acesso à Série A com o Sport, mas também fez uma rápida volta ao passado, lembrando da primeira passagem no país, pelo Cruzeiro, em 2023.

Pepa, técnico do Sport — Foto: Paulo Paiva/Sport

O treinador considerou a conquista com o Sport uma volta por cima, por ter conseguido mostrar o seu trabalho, o que não foi possível no Cruzeiro, onde ficou por cinco meses.

"Senti, não digo uma vitória pessoal, porque não queria mostrar nada a ninguém. Eu queria mostrar trabalho, porque não me deixaram. Senti-me injustiçado no Cruzeiro", disse Pepa, em entrevista ao canal SIC Notícias.

Carona do GE com o técnico Pepa, do Sport, trouxe revelações do treinador

A vontade de "mostrar trabalho" certamente foi um motivador para que o treinador topasse aceitar uma proposta da Série B do futebol brasileiro. Ele admite que a escolha foi um passo atrás, mas que estava confiante no sucesso para avançar na carreira.

- No Brasil, futebol é como se fosse uma religião. Tinha noção de que era um passo atrás, mas na vida às vezes tens que dar um passo atrás para dar dois à frente.

Coletiva do técnico do Sport, Pepa, após acesso para a Série A

Pepa chegou ao Sport em setembro de 2024 com a difícil missão de tirar o Sport de uma queda brusca na Série B. Com um trabalho consistente, que entendeu bem o grupo que tinha em mãos, o treinador português conseguiu levar o time ao acesso, mesmo que com uma emoção final.

- Foi uma adrenalina, uma tensão. Senti esta subida para a Série A como se fosse um título. Fica aquela satisfação de deixar tanta gente feliz - comentou o treinador.

Sobre o futuro, Pepa adiantou sobre o que imagina da próxima temporada, na elite do Brasileiro. Se mostrou empolgado, reforçou o alto nível da competição e colocou o Sport dentro de uma realidade em que está fora dos dez clubes que brigam pelo título, por questões orçamentárias.

- Dez clubes lutam, legitimamente, têm orçamento para ser campeões, e o Sport infelizmente não entra nessa briga, nem nesses orçamentos. Série A é uma das mais competitivas do mundo. Está com capacidade financeira e organização. Em visibilidade, está entre as cinco, seis principais ligas do mundo. É uma das melhores ligas do mundo, então porque eu não gostaria de estar numa competição como essa?

Danny Morais avalia montagem de elenco de Náutico, Sport e Santa Cruz

"É o maior do Nordeste"

A imprensa portuguesa mostrou interesse em saber detalhes da passagem de Pepa pelo Nordeste, além das impressões dele sobre o Sport. Ele mostrou que está ambientado e fez uma boa "propaganda" do Leão.

- É conhecido como o maior Nordeste, e sendo o maior do Nordeste está tudo explicado. Passou por fases difíceis, estava num sobe desce, teve dificuldades financeiras. Agora, acabamos por subir. É um clube muito fanático. Uma das torcidas mais loucas do Brasil.

Pepa comemora acesso do Sport — Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press

O treinador só não foi fisgado pela culinária nordestina. Foi o único quesito em que a passagem por Minas "ganhou" para Pernambuco, mas Pepa mostrou que é bairrista, colocando a comida lusitana no topo. Ele já havia comentado sobre isso no quadro Carona do GE.

- Não há como a nossa comida (portuguesa). Aqui, gostava mais da comida em Belo Horizonte. Gostava do tropeiro, do queijo Minas, que é maravilhoso, do torresmo. É muito bom.

Assista: tudo sobre o Sport no ge, na Globo e no sportv