Sport é bicampeão pernambucano, seu 44º título estadual na história
Está decidido: a Série A1 do Campeonato Pernambucano de 2025 terá três clubes rebaixados e, em 2026, apenas uma equipe subirá para a elite do futebol local. A informação, publicada primeiro pelo portal NE45 minutos, foi confirmada pelo ge na manhã desta terça-feira.
A mudança, determinada em encontro com os clubes na sede da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), na última segunda-feira, tem como mote enxugar datas do Estadual a partir de agora -cujo desejo está alinhado com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Neste ano, foram 17; em 2025, 15; no ano seguinte, onze.
O presidente da confederação brasileira, Ednaldo Rodrigues, ratificou publicamente a ideia e comparou as mexidas no calendário nacional com o ato de fazer omeletes. "Não se faz omelete sem quebrar ovos. Cada um tem que dar sua parte", disse.
Sabia mais:
+Presidente da CBF diz que Brasileirão 2025 irá até 21 de dezembro
+O que pensam as federações sobre a proposta de calendário da CBF
De acordo com apuração da reportagem, que ouviu uma fonte presente na reunião da FPF, não houve votação, nem arbitral, e sim um comunicado da entidade a respeito da decisão.
Mas, como ficará o campeonato?
Em 2025, a fórmula de disputa se mantém (quase parecida) como a deste ano: 10 clubes brigam por seis vagas na primeira fase - garantindo ao primeiro e segundo classificação antecipada à semifinal, disputada em ida e volta, assim como a finalíssima -, com a diferença de que os três últimos colocados são rebaixados à Série A2. Em 2024, foram dois.
Ainda na fase classificatória, do terceiro posicionado ao sexto, haverá as quartas de final, em jogo único, na casa do time de melhor campanha. O terceiro enfrenta o sexto, e o quarto, o quinto.
Presidente da CBF diz que Brasileirão 2025 irá até 21 de dezembro
A previsão de início do Pernambucano de 2025 será intervalada entre os fins de semana de 8/9 a 11/12 de janeiro.
Os dias 8 e 9 estão reservados para equipes que disputam a seletiva da Copa do Nordeste (devem estrear no fim de semana anterior), como Santa Cruz e Retrô, e os de 11 e 12 para os clubes classificados à fase de grupos do Regional.
Os participantes do Estadual de 2025 serão Sport, atual bicampeão, Náutico, Santa Cruz, Retrô, Afogados, Central, Decisão e Jaguar (recém promovidos à elite), Maguary e Petrolina.