O futebol feminino segue crescendo no Brasil, mas muitas mulheres ainda buscam espaço para trilhar uma carreira esportiva. Sem oportunidade para treinar em uma equipe feminina, a jovem Yasmin Lorena, de apenas 12 anos, treina com os meninos do seu bairro, em Caruaru, no agreste de Pernambuco. Destaque individual do time que participa, ela sonha em ter o nome ovacionado em um estádio lotado.
Garota se destaca jogando entre os meninos e tem o sonho de se tornar profissional
Yasmin treina no Bellator Soccer, projeto esportivo que atende dezenas de jovens caruaruenses. Segundo a mãe, Eunice, o empenho da filha serve de motivação para outras adolescentes.
- Acho que abre portas e mostra que outras meninas podem seguir o talento que tem - disse Eunice.
A dedicação de Yasmin também é um fator elogiado pelos treinadores. O preparador físico Franklin Adelino diz que ela é um exemplo dentro e fora de campo.
- Yasmin é um tipo de atleta muito bom de se trabalhar. Além de excelente tecnicamente, é uma menina muito empenhada e dedicada - disse Franklin.
A garota lembra das impressões que as pessoas têm sobre a participação dela numa equipe masculina. Segundo a camisa 13 do Bellator, os elogios sobre suas atuações são animadoras.
- Algumas pessoas dizem: "Olha, Yasmin tá jogando no meio dos meninos e ela joga muito bem!". Fico feliz quando escuto isso - disse Yasmin Lorena.
A jovem também projeta um futuro como atleta profissional. Segundo a garota, escutar o seu nome ovacionado por um estádio de futebol seria a realização de um sonho.
- Me imagino no estádio, fazendo gol e a torcida gritando “Yasmin, Yasmin…”. Me vejo levantando a taça e comemorando. Esse é o meu sonho.