Retrô é campeão nacional pela 1ª vez; relembre a trajetória até a taça da Série D

Fênix venceu o Anápolis na Arena de Pernambuco e garantiu troféu inédito para o clube; campanha teve goleadas, viradas e protagonismo de goleiro pegador de pênaltis

Por Redação do ge — São Lourenço da Mata, PE


O Retrô conseguiu um feito histórico neste domingo. Ao vencer o Anápolis por 3 a 1, a Fênix atingiu o ápice da história do clube até aqui, sendo pela primeira vez campeão brasileiro. A equipe do ge separou os principais pontos da conquista do time pernambucano.

Retrô comemora o título da Série D — Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press

Primeira fase

Na primeira fase, o Retrô conquistou 26 pontos e terminou na segunda colocação do grupo 4. O time ficou atrás apenas do Itabaiana, que teve os mesmos 26 pontos, mas com um saldo de gols superior (10 a 9). A campanha do Retrô foi apenas a décima melhor da primeira fase.

A maior vitória foi contra o Sergipe (5 a 0) e a pior derrota para o Petrolina (3 a 1). O time balançou as redes 21 vezes, obtendo o melhor ataque do grupo que estava, ao lado do Itabaiana.

Retrô x CSE — Foto: Divulgação / Retrô

Mata-mata

Com uma trajetória emocionante na fase eliminatória, o Retrô venceu todos os adversários após disputas de pênaltis. Na segunda fase, a Fênix passou pelo América-RN após dois empates (1 a 1 e 0 a 0).

Pênaltis de Retrô 0 (7) x (6) 0 América-RN

Nas oitavas de final, o Retrô eliminou o Manauara. Após uma vitória e uma derrota por dois gols de diferença, o time pernambucano aproveitou a estrela de Darley (que defendeu duas cobranças) para se classificar.

Nos pênaltis, Retrô bateu o Manauara e avançou para as quartas da Série D 2024 — Foto: Rudson Renan

Na fase seguinte, a Fênix enfrentou o Brasiliense, em duelo que valia o acesso à Série C do Brasileiro. Após uma vitória em casa e um revés como visitante, a estrela do goleiro Darley brilhou nas penalidades e o Retrô avançou.

Veja lances de Brasiliense 1 (2) x (3) 0 Retrô

As semifinais foram marcadas pelo reencontro entre Retrô e Itabaiana. Perdendo a primeira partida por 1 a 0, o time pernambucano triunfou em Sergipe, também por 1 a 0, e a decisão foi para os pênaltis. Darley defendeu uma cobrança e a Fênix chegou à final da Série D.

Retrô vence Itabaiana nos pênaltis e se classifica para a final da Série D

Final

A decisão do Campeonato Brasileiro Série D foi marcada por muita emoção. No primeiro jogo, Kevyn e Breno marcaram para o Anápolis e o time goiano venceu por 2 a 1 (gol do Retrô foi marcado por Denilson).

Jogando em casa, a Fênix conseguiu a virada no placar agregado. O time pernambucano abriu o placar logo no início da partida, com Fialho mas sofreu o empate com gol de cabeça de Magno. O jogo foi para o intervalo empatado por 1 a 1 e o Anápolis com a mão na taça. Porém, no segundo tempo, a Fênix fez o segundo gol, com Mascote e ampliou minutos depois, com um golaço de João Pedro. O jogo terminou 3 a 1 para o time de Camaragibe, que conquistou o primeiro título no futebol profissional.

Melhores Momentos de Retrô 3x1 Anápolis pela final da Série D