Câmara de Santarém aprova projeto de Lei que concede pensão vitalícia ao Surdão, ex-goleiro do São Raimundo

O ex-atleta também teve a história marcada por ter feito parte da equipe que venceu a seleção brasileira olímpica e se sagrou como um dos maiores goleiros do futebol santareno

Por Dominique Cavaleiro, Redação do ge — Santarém, PA


A Câmara de Santarém, no oeste do Pará, aprovou na segunda (9) o Projeto de Lei que concede uma pensão vitalícia ao ex-goleiro Francisco Rosinaldo Ferreira Araújo, o Surdão. O projeto é de autoria da Prefeitura de Santarém.

Surdão, ex-goleiro do São Raimundo — Foto: Redes Sociais

De acordo com o projeto, aprovado por unanimidade pela Câmara de Santarém, os recursos destinados à pensão de Surdão serão distribuídos através da Secretaria Municipal de Administração, sob a rubrica “Encargos com inativos e pensionistas da Prefeitura Municipal de Santarém”.

O vereador Ronan Liberal Junior, falou ao ge sobre a importância de conceder esse benefício a Surdão.

- O Surdão é uma pessoa que contribuiu muito com o esporte santareno, como desportista, como goleiro de referência que foi aqui, além de que sempre foi um ativista político e cidadão reconhecido aqui no município, em favor do qual a unanimidade, a Câmara votou essa pensão em virtude do momento que o surdão se encontra – comentou Ronan Liberal Júnior.

Surdão será beneficiado com pensão de 2 salários mínimos. O valor será atualizado monetariamente sob os mesmos índices e critérios utilizados nos reajustes concedidos aos servidores inativos do Município de Santarém.

O Projeto agora será enviado ao prefeito para sanção ou veto, o prefeito tem 15 dias úteis para fazer a sua decisão.

Ronan Liberal Junior é o autor do projeto que beneficia Surdão com pensão vitalícia — Foto: Redes Sociais

Na história

De acordo com a justificativa do projeto, o benefício foi concedido à Surdão, por sua contribuição ao município de Santarém. E que contribuição!

Surdão foi um dos melhores (e maiores) goleiros da história do futebol santareno, em especial a do São Raimundo. No Pantera, o goleiro conquistou diversos títulos, além de conquistar o carinho da imensa torcida alvinegra.

Até os azulinos reconhecem a grandeza de Surdão, prova disso, é que ele chegou a atuar por um curto período de tempo no Leão Azul do Tapajós, mas não conseguiu “vingar” no elenco azulino e acabou voltando ao São Raimundo.

Surdão também ganhou destaque na carreira esportiva quando atuou na seleção santarena que venceu a seleção olímpica por 3 a 2.

Em 2018, quando foi entrevistado pelo jornalista Jefferson Miranda, Surdão relembrou momentos importantes da sua carreira, escalou a “seleção” do São Raimundo e se referiu ao rival, São Francisco como “timaço”, naquela época.

- A equipe que eu tive a impressão de timaço do São Raimundo foi composta por mim, Pedro Nazaré, Ricardo, Inacinho e Brito; Bosco, Dão e Jurandir; Manoel Maria, Mazinho e Pedro Olaia. Esse foi o time que arrastou várias vitórias, muitas glórias; respeitando o timaço que tinha naquela época o São Francisco. Houve uma época em que o time do São Francisco era imbatível, eu conheci um time do São Francisco que o goleiro era o Taro, eu ainda não jogava, eu era aspirante; tinha Manoel Luiz e Batista, Búfalo, Jó e Romano, Aluizio, Mindó; Anastácio Miranda, Baruca e Vadinho – disse Surdão ao jornalista.

Surdão com vereadores de Santarém — Foto: Redes Sociais