Conheça Gabi Portilho, heroína do Brasil que faz sua estreia em Olimpíadas

Atacante autora do gol da vitória sobre a França nas quartas de final é tetracampeã brasileira pelo Corinthians e diz: "Vamos com tudo em busca desse pódio e da medalha de ouro"

Por Redação do ge — Nantes, França


Aos 36 min do 2º tempo - Gol do Brasil! Gabi Portilho marca contra a França

Autora do gol que classificou o Brasil para as semifinais nas Olimpíadas contra a França, a atacante Gabi Portilho é estreante em Jogos. Aos 29 anos de idade, a heroína brasileira nasceu no Distrito Federal e é jogadora do Corinthians, ex-clube dirigido por Arthur Elias, atual técnico da seleção feminina.

Após a vitória, em entrevista à TV Globo, Gabi não escondeu a emoção.

- Eu não estou nem acreditando ainda. É muito difícil chegar até aqui. Fiz o gol, fico feliz. Mas a gente sabe que é um campeonato muito difícil. A gente abdica de muita coisa, mas estou extremamente feliz – disse Gabi, para, em seguida, falar sobre o duelo contra a Espanha nas semifinais.

- É revanche que fala né? Vamos com tudo em busca desse pódio e da medalha de ouro - prometeu, lembrando que o Brasil perdeu para as europeias na fase de grupos.

Gabi Portilho se emociona ao falar sobre classificação: "Fomos zebras e passamos"

Gol de Gabi Portilho em Brasil x França, pelas Olimpíadas — Foto: Reuters

Coleção de títulos no Corinthians

No Timão, no qual chegou em 2020, Gabi, cujo nome de batismo é Gabrielle Jordão Portilho, conquistou quatro títulos do Campeonato Brasileiro, além de duas Libertadores e três Campeonatos Paulistas.

Gabi iniciou a carreira no futebol brasiliense em 2011, atuando pelo Fut Art e Fluminense-DF. Depois defendeu Olympia, Jaraguá, Joinville e Muller, todos clubes de Santa Catarina.

Após brilhar por essas equipes, jogou pelo Kindermann e pelo São José, onde foi vice-campeã brasileira por ambos os times. Passou por São José, Osasco e 3B Amazônia, seu último clube antes de assinar com o Corinthians. Entre 2015 e 2017, porém, atuou no futebol europeu defendendo o Madrid CFF.

No clube espanhol, sofreu uma grave lesão no joelho que a deixou fora dos gramados por cerca de um ano.

A estreia de Gabi em seleções brasileira aconteceu em 2012, quando defendeu o país no Mundial Sub-17. Pela seleção principal, foi convocada pela primeira vez para um amistoso contra a Bolívia em 2017.

França 0 x 1 Brasil | Melhores momentos | Futebol | Jogos de Paris 2024

Gabi Portilho comemora gol do Brasil contra a França — Foto: Robert Cianflone/Getty Images