A PREMA, equipe que disputa a Fórmula 2, anunciou nesta terça-feira (10) a contratação de Sebastián Montoya, colombiano de 19 anos e filho de Juan Pablo Montoya, piloto com passagens por Williams e McLaren e um dos principais nomes da Fórmula 1 no início dos anos 2000.
Sebastián faz parte da academia de pilotos da RBR e vai dividir a garagem da escuderia com o italiano Gabriele Minì. A PREMA teve os promissores Oliver Bearman e Andrea Kimi Antonelli, que vai substituir Lewis Hamilton na Mercedes, como dupla em 2024.
Nas últimas três temporadas, Sebastián Montoya disputou a Fórmula 3. Em 2024, somou 40 pontos (a melhor campanha do colombiano até aqui) e terminou na 17ª posição, com direito a segundo lugar na corrida de Spa-Francorchamps, na Bélgica.
- Estou muito animado por me juntar à Prema para a temporada 2025 da FIA Fórmula 2. Foi a primeira equipe com a qual trabalhei e isso faz com que seja muito legal ver como a equipe mudou. É uma das melhores equipes em corridas de séries inferiores e agora no mundo. Estou muito feliz por unir forças com ela novamente e mal posso esperar para começar - disse o colombiano em comunicado.
Gabriel Bortoleto é campeão da Fórmula 2
A história de Sebastián Montoya com a equipe Prema começou ainda em 2020, quando o piloto deixou o kart e assumiu uma vaga para a disputa da F4 Italiana. Após duas temporadas na categoria, Montoya teve o quarto lugar geral em 2021 como melhor posição. No ano seguinte, foi promovido, participou da Fórmula Regional Europeia e terminou na 13ª colocação. Em seguida, deixou a escuderia para disputar a F3 e agora retorna.
Juan Pablo, o pai de Montoya, estreou em 2001 na principal categoria do automobilismo pela Williams e sempre mostrou um estilo de pilotagem agressivo e ousado. Nos anos em que esteve na Fórmula 1, o colombiano conquistou sete vitórias e 30 pódios, em uma época de domínio da Ferrari com Michael Schumacher. Ele chegou a disputar o título em 2003, mas perdeu terreno nas últimas provas e acabou na terceira colocação.
A temporada de 2024 da Fórmula 2 terminou no último domingo (8) e consagrou o brasileiro Gabriel Bortoleto como campeão. O paulista de 20 anos chegou em segundo lugar na prova disputada nos Emirados Árabes Unidos e superou Isack Hadjar, que travou na largada e não conseguiu brigar na pista com o agora piloto da Sauber na Fórmula 1.