Nem toda disputa na F1 termina em conflito - mas os duelos entre Max Verstappen e Lewis Hamilton são uma exceção. A dupla acabou sofrendo uma colisão no GP da Hungria deste domingo, que afastou o piloto da RBR do pódio na vitória de Oscar Piastri; e se vê o ocorrido como um simples incidente de corrida, o veterano da Mercedes admite já esperar por confronto da parte do rival.
- Passamos por um carro que estava atrás; cheguei à zona de freada e Max apareceu para ultrapassar o carro atrás de mim, então, eu passei para defender. Deixei espaço suficiente na parte interna, mas Max travou (os pneus) e seguia uma trajetória diferente da minha. Eu estava indo em direção à curva, e ele veio em disparada. Foi um incidente de corrida, e é fácil cometer erros como esse. Por isso não acho que deva haver qualquer hostilidade. Mas é claro que, do lado dele, sempre haverá - alfinetou Hamilton, na coletiva pós-corrida, neste domingo.
A oito voltas da bandeirada, o tricampeão se aproximou de Hamilton o suficiente para estar lado a lado com ele na volta 62, mas o veterano fechou a porta e evitou a ultrapassagem. Max não desistiu da manobra: ele tentou forçar a passagem, por dentro, na curva 1.
O heptacampeão não cedeu e acertou a RBR por trás com o bico de seu carro, erguendo o do holandês. Ele foi parar na área de escape e caiu para quinto lugar, enquanto o rival seguiu em terceiro lugar e cruzou a linha de chegada no pódio.
Depois da corrida, Verstappen foi questionado sobre a animosidade nos rádios trocados com a RBR e sugeriu aos críticos que fossem "se f...".
Na ocasião, o holandês também deu seu ponto de vista do episódio:
- Na Áustria, as pessoas me criticaram muito dizendo que eu me movia sob a freada, blá blá blá. Hoje eu estava posicionando meu carro, e depois o mantive em linha reta. Ele (Hamilton) continuou virando para a direita e foi por isso que eu também travei (os pneus), porque estava para ultrapassar. Mas eu vi que o carro do lado de fora continuava vindo em minha direção. Caso contrário, teríamos batido até antes. Eu tive que parar o carro - justificou Verstappen.
Apesar do confronto, Hamilton "sobreviveu" e seguiu até o fim da corrida para conquistar seu pódio de número 200 na carreira. Vindo de vitória no GP da Inglaterra, no qual segurou Verstappen para faturar seu 104º triunfo na F1, o britânico se disse surpreso em poder brigar com o holandês na pista:
- Como você viu na Áustria e aqui, não conseguimos acompanhar o ritmo desses caras (McLaren). Mas no primeiro stint, fiquei realmente surpreso ao ver que consegui segurar Max. E eu não estava nem precisando forçar muito para ficar a um segundo dele. Então, naquele momento, pensei que talvez tivesse uma chance de pelo menos lutar por aquele lugar. O segundo stint foi um pouco desastroso, não me senti bem. Mas conseguimos (o pódio) com um undercut (em Verstappen), e a posição inicial na pista é claramente fundamental nessa pista.
A F1 retorna já no próximo fim de semana com o GP da Bélgica, válido como a 14ª etapa da temporada. Veja o calendário completo do campeonato 2024.
Como funciona a pontuação na Fórmula 1?