Athletic, Aymorés, Guarani-MG e Tombense têm “Feliz Natal”; times de JF dão “presente de grego"

Esquadrão, Azulão e Bugre sobem de divisão no Brasil e em Minas, enquanto Carcará ganha quarto título do Mineiro do Interior. Tupi e Tupynambás estão na última divisão estadual

Por Bruno Ribeiro — Juiz de Fora, MG


As torcidas dos times da Zona da Mata, Campo das Vertentes e Centro-Oeste de Minas viveram um Natal bem diferente entre si. Enquanto Athletic, Aymorés, Guarani-MG e Tombense empilharam conquistas e colecionaram motivos para “Boas Festas” em 2024, o futebol de Juiz de Fora deu um “presente de grego” para os torcedores de Tupi e Tupynambás, que verão os clubes na última divisão do Mineiro.

Athletic subiu para a Série B do Brasileiro e foi campeão do Troféu Inconfidência em 2024 — Foto: Fernanda Trindade/Athletic Club

A ceia para os fãs de Athletic e Aymorés foi a mais saborosa possível. Tanto o Esquadrão de Aço, quanto o Azulão fizeram grandes campanhas na Série C do Campeonato Brasileiro e no Módulo 2 do Mineiro e conquistaram a promoção para a Série B nacional e para a elite estadual, respectivamente. Os dois times foram vice-campeões.

Aymorés está no Módulo 1 do Campeonato Mineiro — Foto: Igor Adler

Além da promoção nacional — a segunda consecutiva, depois do acesso na Série D em 2023 —, o Athletic manteve o hábito de erguer taças. Após títulos do Mineiro do Interior (2022 e 2023) e Recopa (2023), o Alvinegro foi campeão do Troféu Inconfidência, título inédito para o clube.

Tombense foi campeão do Interior pela quarta vez em 2024 — Foto: Victor Souza/Tombense

Quem também pendurou presente na Árvore de Natal foi o Tombense. O Alvirrubro, que conquista títulos de forma ininterrupta desde 2020, se tornou campeão pela quarta vez do Mineiro do Interior em 2024, ano em que foi quarto colocado no Estadual. Na Série C, o Carcará, comandado por Raul Cabral, ficou pelo meio do caminho e não subiu para a Série B.

Os bugrinos também tiveram uma ceia farta. O Guarani-MG, do técnico João Paulo Oliveira, fez uma grande campanha e sagrou-se campeão da Segunda Divisão do Mineiro ao vencer o Uberaba na decisão. Com isso, o time de Divinópolis volta ao Módulo 2 em 2026 e aspira uma volta ao Módulo 1 em 2026.

Guarani-MG foi campeão da Segunda Divisão do Mineiro em 2024 — Foto: Rodrigo Franco/g1

Futebol de Juiz de Fora decepciona

Se os times de São João del Rei, Ubá, Tombos e Divinópolis fizeram bonito, as equipes de Juiz de Fora deram um “presente de grego” para o torcedor.

Tupi e Tupynambás vão disputar a Segunda Divisão — que equivale a terceira divisão estadual — em 2025. Com isso, a Manchester Mineira irá no mínimo igualar o maior período sem times na primeira divisão do Estadual.

Tupi foi rebaixado para a Segunda Divisão do Mineiro — Foto: Guilherme Pannain/p2 fotos

O ano foi desportivamente catastrófico para o Tupi. O Galo Carijó, que deixou a elite do Mineiro em 2019 ao ser rebaixado, disputou o Módulo 2 e viveu mais um descenso. O Alvinegro foi último colocado do Grupo A e, como o regulamento previa que lanterna de cada chave cairia de divisão, o Tupi amargou a queda para a Segundona.

O Galo vai se encontrar com o Baeta na terceira divisão do Mineiro. Sob comando de Palinha Olivério, o Tupynambás fez ótima campanha no torneio, com o melhor ataque da competição. Porém, o time foi eliminado pelo Uberaba nas semifinais e ficou sem o acesso.

Tupynambás caiu nas semifinais da Segundona para o Uberaba e ficou sem o acesso — Foto: Guilherme Pannain/Foto P2

Nacional de Muriaé, no Módulo 2, e Inter de Minas, na Segundona, ficaram pelo meio da caminho e permanecem nas divisões que estavam.

Veja as séries de anos em que Juiz de Fora não teve representante no Campeonato Mineiro

  • Entre 1973 e 1975 (três anos)
  • Entre 1977 e 1979 (três anos)
  • Em 1994 (um ano)
  • Entre 1996 e 2001 (seis anos)
  • Entre 2005 e 2006 (dois anos)
  • Entre 2021 e 2026 (seis anos - em andamento)