O nadador Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, conseguiu mais um feito importante no já histórico ano de 2024. Após os três ouros nos Jogos Paralímpicos de Paris, o brasileiro foi o campeão da temporada da World Series de Natação, competição que reúne atletas de todas as classes paralímpicas nas mesmas baterias, pela segunda vez consecutiva.
As classificações para as finais e as medalhas de cada evento são definidas por meio do Índice Técnico da Competição (ITC). Gabriel, da classe S2, somou 4.229 pontos e liderou o ranking entre todos os atletas. O vice-campeão, William Ellard, da Grã-Bretanha, obteve 3.902 pontos. O terceiro colocado foi o também brasileiro Phelipe Rodrigues, da S10, com 3.975.
No Top 10, o Brasil ainda contou com Thalisson Glock, oitavo colocado pela classe S6, e Gabriel Bandeira, da classe S14, que terminou em 10º.
Ao todo, foram nove etapas da World Series neste ano em diferentes países: Reino Unido, Austrália, Itália, Estados Unidos, Singapura, Alemanha, França, México e Egito. Gabriel participou dos eventos em Limoges, na França, e Berlim, na Alemanha.
Gabrielzinho brilhou em 2024
Escolhido como porta-bandeira da delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos, Gabrielzinho foi uma das grandes estrelas da edição. Em Paris, o nadador brasileiro garantiu o lugar mais alto do pódio com as vitórias nos 50m costas, 100m costas e 200m livre. As medalhas se juntam aos outros dois ouros e uma prata que ele conquistou em Tóquio.
Além das medalhas, Gabrielzinho se tornou celebridade na capital francesa. As danças e brincadeiras ao fim de cada vitória - ou cada amasso, como ela gostava de dizer - conquistaram o público que ovacionava o nadador como se fosse atleta da França na Arena La Defense.
Na cerimônia de encerramento, Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador de Paris 2024, fez questão de citar Gabrielzinho dentre as "coisas magníficas" que aconteceram durante os Jogos.
Após a façanha, o nadador, que defende as cores do Praia Clube de Uberlândia e treina em Juiz de Fora, foi eleito o melhor atleta do ano no Prêmio Paralímpicos. A nadadora Carol Santiago venceu entre as mulheres.
Prêmio Paralímpicos: Gabrielzinho e Carol Santiago são os melhores do ano