Retrospectiva 2024: Democrata

Pantera se livrou do rebaixamento no estadual na bacia das almas e desistiu de disputar a Série D do Campeonato Brasileiro, 28 de janeiro, às 16h.

Por Samuel Bonicontro, Redação ge


O Esporte Clube Democrata teve um ano difícil. Depois de disputar o Campeonato Mineiro, se classificar para o Troféu Inconfidência e chegar ao mata-mata da Série D em 2023, os torcedores da Pantera esperavam um degrau a mais em 2024.

Mas a primeira fase do Campeonato Mineiro foi duríssima.

Democrata e Ipatinga pela última rodada do triangular final de rebaixamento. — Foto: Leonardo Duque/InterTV dos Vales

Gian Rodrigues, contratado para ser o técnico da temporada, foi demitido na sétima rodada, após a derrota no clássico para o Ipatinga, por 2 a 0 e uma campanha de uma vitória, um empate e cinco derrotas.

Com o time já confirmado no triangular de rebaixamento, Wladimir Araújo chegou para tentar salvar o time do descenso. Na estreia, vitória por 2 a 1, sobre o Villa Nova, na despedida da primeira frase.

O único do triangular final preocupou: derrota por 4 a 3 para o Ipatinga. Na sequência, a vitória sobre o Patrocinense deu o alívio.

Com a desistência do time de Patrocínio, restou o jogo final, contra o Ipatinga, pra luta direta contra o rebaixamento.

O Democrata venceu por 4 a 1, garantiu na elite por mais um ano, o quarto seguido e rebaixou o rival. Por questões financeiras, o clube desistiu de disputar a Série D do Campeonato Brasileiro.

No último dia 13, o elenco que vai disputar a temporada 2025 foi apresentado. O técnico será novamente Wladimir Araújo, que agora tem toda uma preparação no comando técnico antes da competição.

⚽Veja mais reportagens esportivas da região no ge Grande Minas e Vales.