Judoca morre após seleção turca ser surpreendida por avalanche
O judoca Emre Yazgan, de 18 anos, morreu depois de ser atingido por uma avalanche na Turquia. De acordo com relatos de autoridades locais, cerca de 15 atletas da seleção juvenil turca passavam por um período de treinamentos na província de Erzurum. Os competidores, acompanhados de técnicos, decidiram caminhar por região montanhosa e foram surpreendidos pela queda de um grande volume de neve. Yazgan chegou a ser socorrido com vida, mas não resistiu. Outras pessoas ficaram feridas e receberam atendimento em hospital.
Mustafa Çiftçi, governador de Erzurum, afirmou à imprensa turca que a seleção juvenil de judô não avisou às autoridades sobre o passeio pelas montanhas. O político ainda disse que, caso o aviso fosse dado, as forças públicas poderiam cuidar da área e evitar o risco de avalanches.
Também em contato com veículos de comunicação da Turquia, Sezer Huysuz, presidente da Federação de Judô do país, garantiu que a entidade analisará possível negligência na situação que levou à morte de Emre Yazgan.
Ao relatarem a avalanche em Erzurum, veículos de comunicação turcos se referiram a Yazgan como uma promessa do judô do país. O site da Federação Internacional da modalidade diz que o atleta tinha 18 anos, competia na categoria até 73kg e, em 2024, participou de etapas do Europeu Júnior.