A campeã olímpica Beatriz Souza foi indicada ao prêmio de melhor judoca mulher de 2024 no IJF Judo Awards, principal premiação do judô mundial, promovida pela federação internacional da modalidade (IJF). Única brasileira da lista, ela concorre com as outras seis medalhistas de ouro em Paris-2024 pelo troféu.
Além da brasileira, foram indicadas a japonesa Natsumi Tsunoda; a uzbeque Diyora Keldiyorova; a canadense Christa Deguchi; a eslovena Andreja Leski; a croata Barbara Matic; e a italiana Alice Bellandi.
+ Vote em Bia Souza para melhor judoca do mundo em 2024
+ Título inédito no levantamento de peso e pódio na neve marcam semana do Brasil
+ Rafaela Silva desabafa sobre sofrimento com dietas no peso leve: "Era um mau humor..."
A votação é aberta ao público e já está disponível no site da IJF. Os votos serão computados até 10 de janeiro de 2025 e os vencedores serão anunciados em 02 de fevereiro, durante o tradicional Grand Slam de Paris, evento que abre o calendário da próxima temporada.
Na indicação, a IJF destaca que “a medalha de ouro de Beatriz Souza em Paris destacou sua técnica poderosa e resiliência, fazendo dela uma das mais formidáveis estrelas do judô, uma campeã do povo em seu país natal, o Brasil”.
É DO BRASIL! Beatriz Souza vence a medalha de ouro no judô em Paris 2024
Bia também foi eleita a melhor judoca do ano no Prêmio Brasil Olímpico e é indicada ao Prêmio Rei Pelé, a principal premiação do esporte olímpico brasileiro. A paulista de 26 anos também concorre aos prêmios de Atleta da Torcida, Prêmio Inspire e Influenciador do Ano, todos no PBO, que acontecerá nesta quarta-feira (11), no Rio de Janeiro.
Além do ouro individual na categoria acima de 78kg, Bia também conquistou um bronze na disputa por equipes mistas em Paris-2024. No circuito mundial, a brasileira faturou um ouro no Grand Prix da Áustria e no Campeonato Pan-Americano, no Rio, fechando a temporada como a vice-líder do ranking mundial entre as pesos-pesados.
Willian Lima fecha ano como número 1 do mundo
Outro medalhista olímpico em Paris-2024 que fecha o ano em alta é Willian Lima, prata na categoria até 66kg. Ele encerrou a temporada na liderança do ranking mundial de sua categoria, à frente do japonês Hifumi Abe, que foi o campeão olímpico na capital francesa.
Willian é apenas o terceiro homem brasileiro a terminar a temporada como número 1 do mundo, seguindo os passos dos pesos-pesados Rafael Silva, o Baby, (2013) e David Moura (2017). Entre as mulheres, Sarah Menezes (2012 e 2013), Érica Miranda (2017) e Mayra Aguiar (2013 e 2022) já lideraram o ranking ao final da temporada.
Willian Lima fica com a prata após perder a final olímpica para Hifumi Abe, do Japão
Assim como Bia, Willian conquistou duas medalhas nos Jogos Olímpicos: além da prata individual, foi bronze por equipes mistas. Antes, pelo circuito mundial, ele havia emplacado bons resultados, com bronzes no Grand Slam de Tashkent e de Tbilisi, em março; e ouro no Pan do Rio, em abril.
Outros quatro atletas - incluindo Bia Souza - fecharam a temporada no top-5 do ranking mundial. Larissa Pimenta (52kg), medalhista de bronze em Paris, e Rafaela Silva (57kg) e Rafael Macedo (90kg), que perderam na disputa da medalha na Olimpíada, terminaram o ano na quinta colocação da classificação de suas respectivas categorias.