Jabá fala em seguir no Guararema e revela chance de time disputar a Talentos LNF em 2025

Em entrevista ao ge, técnico fez um balanço do ano vitorioso da equipe sub-20 e reforçou desejo de renovar e emendar terceira temporada no comando

Por Guilherme Borges — Guararema, SP


Veja os destaques do esporte no Diário TV 1ª Edição deste sábado, 7/12

A temporada de 2024 foi, de longe, a mais vitoriosa do time de futsal masculino sub-20 de Guararema, que encerrou o ano com dois títulos conquistados de maneira invicta e acumulando recordes.

Um dos idealizadores do projeto, iniciado em 2021, e atual técnico da equipe, cargo que ocupa desde a metade da primeira temporada, Juliano Martins, o Jabá, concedeu entrevista ao ge e fez um balanço do ano, além de revelar os planos para 2025.

Juliano Martins, Jabá, técnico do futsal de Guararema — Foto: Guilherme Borges/ge

Títulos inéditos e números expressivos

Guararema terminou a temporada com 100% de aproveitamento nas duas principais competições do ano, que foram a Copa da LPF, no primeiro semestre, e a Liga Paulista, no segundo semestre, conquistando os títulos de forma invicta.

– Foi uma temporada em que buscamos aplicar tudo o que aprendemos nos dois primeiros anos para que, em 2024, pudéssemos alcançar grandes conquistas. No primeiro ano, fomos semifinalistas da Liga Paulista; no segundo, finalistas; e, no terceiro, o objetivo era ser campeões. O ano foi propício para isso. Montamos uma base muito forte no elenco, e os atletas compreenderam bem o jogo dentro de quadra, trazendo os resultados. O diferencial desta temporada foi que os meninos nunca se acomodaram com os resultados. Eles buscavam um jogo quase perfeito, o que resultou em muitos gols.

Considerando as duas competições, os Jogos Regionais e o Brasileiro de Ligas, a equipe guararemense disputou 30 jogos, com 27 vitórias, dois empates e uma derrota, que aconteceu justamente na semi do torneio nacional. O grupo também marcou 211 gols e sofreu apenas 38.

Guararema é campeão da LPF sub-20 — Foto: Divulgação/Guararema

– As brincadeiras ficavam muito internas, porque sempre cobrei bastante profissionalismo dentro e fora de quadra. Não queria que algo chegasse às redes sociais e nos prejudicasse. Sabíamos que nossa equipe seria reconhecida pelo ataque, mesmo que não ganhássemos títulos. Com base nos números, seguimos jogo a jogo, buscando uma boa performance no futsal. Eu sempre pedia que eles jogassem no nível que treinavam. Inclusive, nos treinos saíam menos gols que nos jogos, o que prova a força do elenco e o planejamento bem executado.

– Poderíamos ter encerrado o ano na Liga Paulista, mas decidimos participar do Brasileiro. Muitos perguntaram se valeria a pena arriscar a invencibilidade, mas isso nunca foi nosso objetivo. O foco sempre foi chegar bem nas competições. Sabíamos que enfrentaríamos equipes bem treinadas, com estilos de jogo diferentes. Na semifinal, tivemos nossas chances, mas não conseguimos concluir, e, com 40 segundos para o fim, cometemos um erro perto do nosso gol, que resultou no gol adversário. Apesar disso, o processo durante o ano foi muito positivo. Foi um bom teste e uma ótima experiência. Já estamos classificados para o Brasileiro do próximo ano, e tenho certeza de que estaremos ainda mais preparados em 2025.

Superação em meio à tragédia fora da quadra

Os números finais, porém, quase ficaram em xeque em maio, após um acidente de trânsito envolvendo quatro jogadores do time, que vitimou o pivô Liedysson, que, à época, era o artilheiro do Guararema na Copa da LPF.

– Quando aconteceu o acidente e perdemos o Liedysson do grupo, tentamos lidar com isso de forma acolhedora, como um pai faria, explicando aos garotos que as situações da vida podem ser um aprendizado. No começo, foi muito difícil, a emoção tomou conta de muitos, inclusive de mim. Fiquei muito chocado e abalado. Mas, aos poucos, eles assimilaram e conseguimos continuar o trabalho para finalizar o semestre da melhor forma possível, independentemente dos resultados. Conseguimos reunir as peças do quebra-cabeça, o que culminou na conquista da Copa LPF e no vice-campeonato nos Regionais.

Veículo com atletas do futsal de Guararema se envolveu em acidente na Grande SP — Foto: Redes sociais

Desejo de renovação e disputa nacional

Jabá reforçou a intenção de seguir no comando do Guararema e revelou ter conversas adiantadas com os responsáveis pelo clube para a renovação do contrato, que, se concretizada, confirmaria o terceiro ciclo à frente do elenco. Também confirmou que, se ficar, o projeto segue competindo apenas na categoria sub-20.

O técnico também revelou a possibilidade da equipe disputar a Talentos LNF, competição de base organizada pela Liga Nacional de Futsal (LNF) no próximo ano, mas sem dar muitos detalhes.

Guararema LPF — Foto: Comunicação/PMG

– Bom, primeiro, eu preciso sentar com o gestor do projeto, que é o Sidnei (Leal, secretário de esportes do município). A gente vem conversando durante o último mês, mas nossa temporada acabou tarde, né, em comparação com outras equipes e outros esportes. Então, vou sentar com ele na sexta-feira, dia 20, para bater o martelo sobre se fico ou não. O Sidnei tem mostrado e feito as coisas com o grupo de trabalho dele para a Secretaria de Esportes e a prefeitura, junto com o Zé, sem medir esforços para que eu fique. E, caso eu fique, isso já foi conversado e colocado em pauta, incluindo a questão de ter uma equipe adulta ou não. Por opção minha, ainda não é o momento de Guararema ter uma equipe adulta, mas isso pode mudar.

– Para 2025, ainda pretendemos, dentro do planejamento, seguir com a equipe sub-20, com alguns jogadores sub-21, mas pleiteando uma competição nacional, que é a Liga Talentos. As negociações estão próximas de ser fechadas, e, para isso, precisamos montar um elenco compatível com as competições, para que esse elenco aguente a pressão e entenda que 2024 foi um ano quase perfeito dentro de quadra, um ano que possivelmente não vai se repetir, mas vamos buscar chegar perto do ideal para 2025.