"Aposta interessante": conheça o zagueiro Lucas Freitas, primeiro reforço do Vasco para 2025

Jogador de 23 anos chega a São Januário com contrato de três anos; veja o que comentaristas e jornalistas têm a dizer sobre ele

Por Redação do ge — Rio de Janeiro


Como chega Lucas Freitas? Podcast analisa reforço e carências do Vasco na zaga

O Vasco acertou o seu primeiro reforço para 2025: o jovem Lucas Freitas, de 23 anos. O defensor chega a São Januário após temporada do Juventude e acertou vínculo de três anos com o clube. Mas como zagueiro joga e de que forma ele pode ser útil para o time que será comandado por Fábio Carille?

Lucas Freitas em treino pelo Juventude — Foto: Fernando Alves/ECJ

Canhoto, Lucas Freitas chegou ao Juventude no início de 2024, por empréstimo do Palmeiras, e era considerado a princípio a quarta opção da zaga, atrás dos titulares Danilo Boza e Zé Marcos, além de Rodrigo Sam. O defensor só passou a se firmar no time titular na reta final do Brasileirão, após um momento de oscilação do sistema defensivo titular e com Rodrigo Sam fora de combate por lesão.

Ao todo, foram 23 partidas em 2024, sendo 18 como titular - 15 delas na Série A. Lucas Freitas foi titular nos últimos sete jogos consecutivos do Juventude no Brasileirão e foi peça importante na campanha de recuperação do time gaúcho na luta contra o rebaixamento no fim do torneio.

"Uma aposta interessante"

Comentarista do SporTV, Cabral Neto trabalhou em jogos do Juventude com Lucas Freitas escalado na defesa e acredita que o Vasco acertou na contratação, dadas as circunstâncias do negócio.

- Lucas Freitas é uma aposta interessante do Vasco. Ele fez partidas interessantes no Juventude esse ano, até demorou a ganhar a titularidade, mas depois se destacou na equipe. Mostrou bom passe, agilidade na recuperação de jogadas e alguma facilidade pra atuar na lateral-esquerda - disse Cabral.

- Zagueiro canhoto é sempre mais difícil de encontrar no mercado, o Vasco sofreu pra adaptar alguns atletas nessa função em temporadas recentes e Léo não conseguiu convencer nesse último ano. É uma posição carente no clube e o Vasco arrisca num jogador que pode valer a tentativa sem comprometer seu orçamento em um grande investimento - completou.

Veja lance de Lucas Freitas pelo Juventude no Gauchão deste ano

O comentarista Pedro Moreno compartilha da opinião de Cabral e acredita que o jovem zagueiro tem "potencial de desenvolvimento".

- O Lucas foi campeão na base do Flamengo e do Palmeiras, onde foi revelado e ganhou a Copinha como zagueiro titular no time de Endrick. A partir de 2023, começou a ser emprestado pra ganhar rodagem. Nessa temporada, foi reserva na maior parte do ano, mas ganhou espaço com a chegada de Fabio Matias ao Juventude, se tornando titular nos jogos decisivos que mantiveram o Juventude na Série A do Brasileirão - lembrou Pedro Moreno.

- É um zagueiro jovem, de 23 anos, com bom potencial de desenvolvimento. Rápido, de bom passe e posicionamento. Ser um zagueiro canhoto, quase raridade no mercado, também é um ponto que conta a seu favor. Teve uma boa formação na base, mas ainda busca se firmar entre os profissionais. A meu ver, chega pra composição de elenco, para ser desenvolvido e, talvez, futuramente brigar por posição entre os titulares. Mas a carência do Vasco na posição ainda continua. Na minha opinião, o cruzmaltino ainda necessita de mais dois zagueiros: um necessariamente pra ser titular e outro pra brigar por posição com João Victor - concluiu.

Pontos fortes, fracos e experiência na lateral

Roberto Peruzzo, setorista do Juventude no ge, acompanhou de perto a temporada do zagueiro pelo clube gaúcho e destacou as ocasiões em que Lucas foi improvisado na lateral esquerda.

- Vejo ele como um zagueiro técnico, na questão de construção de jogo. Antes de ser utilizado como zagueiro, em uma partida ou duas, jogou como lateral-esquerdo em um movimento que o Fábio Matias fez para que a equipe tivesse um pouco mais de consistência defensiva, tirando o Alan Ruschel - contou Peruzzo.

- Tem como principais características uma boa saída de bola, tem uma boa recuperação nas jogadas e boa velocidade. Mas nunca foi um zagueiro que deixou o torcedor do Juventude confiante em relação à sua utilização nas partidas. Em alguns momentos, contra atacantes mais experientes, ele sofreu e não teve boas atuações. E falta um pouco de imposição física e ainda na bola aérea - completou.

Assista tudo sobre o Vasco no ge, na Globo e no SporTV: