Artur Jorge deixa futuro em aberto no Botafogo: "Estou a avaliar onde será o meu ano de 2025"

Treinador tem contrato com o Alvinegro, mas ainda não tem definição se ficará no cargo

Por Redação do ge — Rio de Janeiro


Futuro de Artur Jorge no Botafogo dificulta planejamento do Clube

O futuro de Artur Jorge segue indefinido no Botafogo. De férias em Portugal com a família, o treinador deu entrevista para o jornal "A Bola" e deixou claro que ainda não sabe se ficará no clube para a próxima temporada. Campeão da Conmebol Libertadores e do Brasileirão, o técnico afirmou que segue avaliando as possibilidades para definir os próximos passos da carreira.

- Nesta altura o futuro está em aberto. Estaremos e estou a avaliar onde será o meu ano de 2025. Nesta altura, e depois de sair de Portugal, da minha zona de conforto, não é para mim problema onde quer que seja. É uma questão de projeto, que possa olhar para ele e identificar-me, saber que serei feliz e ter possibilidade de competir e lutar por títulos

Artur Jorge — Foto: Vitor Silva/Botafogo

O treinador também fez um balanço da temporada, falou sobre ambições e afirmou que o objetivo é continuar evoluindo e brigando por títulos.

- O ano de 2024 foi um ano muito especial. Tive oportunidade de poder competir ao mais alto nível na Champions e Copa Libertadores. Foi muito gratificante também tendo em conta o risco que me propus a correr, já que saí da zona de conforto em que estava no SC Braga para abraçar um projeto longe, no Brasil, no Botafogo, projeto que correu extraordinariamente muito bem, onde fui feliz, tive o melhor ano da minha carreira e onde consegui títulos importantes para somar a uma aventura que correu em tudo muito bem. No próximo ano, o que se pretende é um ano de continuidade do que tem sido uma evolução, continuar a ter sucesso, a ter projetos e possibilidades de competir por títulos. É essa a minha grande ambição profissional para 2025 - disse o treinador ao jornal.

A situação é tratada da mesma forma pelas duas partes: Artur tem contrato e é o treinador do Glorioso. O português, inclusive, tem participado do planejamento do clube nos últimos dias. Ele vem mantendo contato com os dirigentes alvinegros.

Artur Jorge com a taça do Brasileirão — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Artur tem, de fato, vínculo com o clube até o final de 2025. Porém, com uma multa de apenas 2 milhões de euros, ele pode se transferir para qualquer clube disposto a pagar essa cláusula. O próprio treinador afirmou que há propostas "tentadoras" do Catar e até mesmo uma sondagem de uma equipe portuguesa.

Textor e Artur tiveram uma conversa ao longo desta semana, porém sem bater o martelo sobre o futuro. O clube está disposto a rediscutir o contrato até mesmo para se proteger aumentando a multa, mas entende que os vencimentos do técnico já estão entre os melhores do país, especialmente após as conquistas recentes.

Para o português, tão importante quanto a valorização financeira, é o reconhecimento e também a garantia de que terá um elenco competitivo para seguir brigando por títulos nas próximas temporadas.

O treinador de 52 anos chegou ao Brasil em abril para comandar o Botafogo. Em 55 jogos, teve 31 vitórias e terminou com duas taças, a Conmebol Libertadores e o Campeonato Brasileiro de 2024.

Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv