No site oficial, é colocado como lateral-esquerdo. No Atlético-MG, foi assim que Rubens ganhou as primeiras oportunidades em 2022 e tem atuado até então. Mas, agora, ele entende ser importante jogar na posição de origem, como meia. É onde se sente mais confortável para desempenhar o seu futebol.
Central do Mercado: "Atlético-MG está vendo só o financeiro na venda do Paulinho"
Tratado como o substituto direto de Arana, o meia teve papel mais ofensivo - como um ponta - diante do Athletico-PR, na despedida da temporada. O agradou. Em campo, sofreu um pênalti e marcou o gol da vitória alvinegra.
"Prefiro sim (jogar como meia), não vou negar, porque ali consigo apoiar um pouco e ajudar bastante na defesa, como foi (diante do Athletico). Me sinto mais à vontade, sim, atuando nessa posição”
Cria da base do Galo, Rubens está no clube desde 2016, quando atuou no sub-15. Em 2022, fez a estreia como titular ao substituir Arana pelo lado esquerdo, em jogo contra o Corinthians. Vários técnicos passaram durante esse período, e o meia virou opção para o lado do campo.
Em 2024, Rubens viveu um ano de altos e baixos. Teve momentos de brigar pela titularidade, mas uma lesão, no início do Brasileiro, o deixou fora de combate por quatro meses.
O meia voltou a ganhar minutos na reta final, em busca de ritmo de jogo. Sofreu críticas em alguns jogos, teve uma expulsão infantil, mas recuperou-se e foi decisivo na permanência atleticana na Série A.
Sofreu o pênalti e fez o gol que confirmou o Atlético na Sul-Americana de 2025. E nessa fase que ele espera se apegar para a próxima temporada.
— Estou no Atlético há oito anos. Identifico muito com a torcida. Sou torcedor em campo. Sempre me entrego muito, faço tudo que posso para poder dar meu melhor e o máximo. Às vezes, não consigo. Nem sempre tá tudo certo, recebo algumas críticas de algumas coisas, mas é focar nas coisas boas.
Rubens tem 23 anos e contrato até o fim de 2025 com o Atlético. Nesta temporada, disputou 36 jogos, marcou três gols e anotou duas assistências.