Riquelme x Argentina: clássico no Mundial Sub-17 pode ter encontro inusitado

Atacante do Palmeiras com nome do ídolo do Boca Juniors está no elenco da seleção brasileira que joga quartas de final contra argentinos nesta sexta

Por Redação do ge — Jacarta, Indonésia


Ele foi decisivo no jogo do título do Sul-Americano Sub-17 conquistado pelo Brasil contra a Argentina. Abriu o placar na vitória por 3 a 2 e, na comemoração, não hesitou em erguer a camisa para realçar o nome que carrega às costas: Riquelme. Isso mesmo. Nesta sexta-feira, agora pelo Mundial Sub-17, esse encontro inusitado pode acontecer mais uma vez.

Veja o gol de Riquelme contra a Argentina no Sul-Americano Sub-17

Brasil x Argentina acontece nesta sexta, pelo Mundial Sub-17, às 9h (de Brasília), com transmissão do sportv e tempo real no ge

Riquelme Fillipi Marinho de Souza é atacante do Palmeiras, tem 17 anos, e foi titular em boa parte da campanha na conquista do Sul-Americano em abril. Na Indonésia, fez três jogos no Mundial, todos como substituto no segundo tempo, e deu uma assistência na goleada sobre a Nova Caledônia por 9 a 0.

Além de promessa do futebol brasileiro, o jovem é o exemplo de um fenômeno no Brasil: a grande influência de Juan Román Riquelme em pais na primeira metade deste século. Segundo dados do Censo 2010 do IBGE, são 14.037 Riquelmes pelo Brasil. Se forem levadas em conta as variações de grafias, o número ultrapassa os 20 mil.

Riquelme, atacante do Palmeiras e do Brasil, vai encarar a Argentina nesta sexta, pelo Mundial Sub-17 — Foto: Rafael Ribeiro/CBF

No caso do atacante do Palmeiras, o responsável pela homenagem é Fábio Adriano Rodrigues de Souza, de 34 anos. Seu pai. Em entrevista ao site oficial da Fifa, ele admitiu que teve dificuldades para convencer a mãe a fazer a homenagem ao ídolo do Boca Juniors e da seleção argentina.

– Na hora de escolher o nome dele foi muito difícil [risos]. A mãe dele não queria deixar. Eu queria botar Román Riquelme, mas ela não deixou de jeito nenhum, então falei que ia colocar pelo menos Riquelme – confessa Fábio.

“Acho que Riquelme é sobrenome lá, né? Mas eu botei Riquelme e Fillipi, e está aí esse baita jogador e grande filho”, diz o pai do atacante do Brasil.

Esporte Espetacular investiga o motivo de tantos Riquelmes no futebol do Brasil

Riquelme fez quatro gols em 29 jogos pelos times sub-17 e sub-20 do Palmeiras em 2023. No Sul-Americano, foram dois gols em sete partidas. Em 2022, ele foi campeão da Copa do Brasil, do Paulistão e do Brasileiro sub-17 pelo seu clube.

Seu Fábio, pai de Riquelme, disse que gostava do estilo de jogo do ídolo argentino e de sua inteligência em campo. Agora, a admiração vai toda para o filho.

– Hoje o que mais gosto de ver no jogo dele é a vontade, a seriedade que ele tem. E o talento, no um contra um, é o que mais me encanta. E a possibilidade de vê-lo fazer mais um gol na Argentina como ele fez no Sul-Americano é a melhor possível. Agora espero que nesta sexta-feira ele possa fazer um grande jogo e dar a classificação para o Brasil – diz Fábio, em entrevista à Fifa.

Brasil e Argentina se enfrentam às 9h desta sexta-feira, em Jacarta, pelas quartas de final do Mundial Sub-17. Quem passar pega Espanha ou Alemanha na semifinal. A seleção brasileira é a atual campeã da competição e busca o quinto título.

Riquelme, atacante do Palmeiras e do Brasil sub-17, que vai enfrentar a Argentina no Mundial — Foto: Alex Caparros/FIFA via Getty Images