Grupo G do Mundial de Clubes 2025: veja análise dos quatro times

Manchester City, Wydad Casablanca, Al-Ain e Juventus compõem o grupo

Por Redação do ge — Miami, Estados Unidos


Confira as cidades americanas que serão sedes do Mundial de 2025

A Fifa sorteou, nesta quinta-feira, as divisões da primeira fase do Mundial de Clubes de 2025, primeira edição do novo torneio. A competição será nos Estados Unidos e ocorrerá entre 15 junho e 13 de julho do ano que vem. Manchester City, Wydad Casablanca, Al-Ain e Juventus integram o Grupo G. Confira a análise do ge de cada uma das equipes desse conjunto:

O torneio será disputado nos mesmos moldes antigos da Copa do Mundo de seleções, com cada equipe fazendo três partidas na primeira fase, e os dois primeiros de cada chave avançando para as oitavas de final, para então se iniciar a fase de mata-mata em jogo único.

Manchester City

  • Destaques

O maior nome do elenco do City é Haaland. O atacante é o maior artilheiro da história da seleção norueguesa e tem 70 gols em 69 jogos da Premier League. Na atual temporada do Campeonato Inglês, ele também é o vice-líder de gols marcados, com 12, perdendo apenas para Mohamed Salah, que tem um a mais.

O elenco tem outros nomes de peso, como Foden, Bernardo Silva, De Bruyne e Rúben Dias.

Haaland marca o primeiro do City contra o Feyenoord, na Champions — Foto: Action Images via Reuters/Jason Cairnduff

Além deles, o Manchester tem dois destaques brasileiros no elenco: Ederson e Savinho. O goleiro de 31 anos deixou o Brasil ainda nas categorias de base do São Paulo rumo à Europa. Chegou ao City em 2017 e se tornou o homem de confiança de Guardiola no gol. As boas atuações também renderam destaque na Seleção, com convocações seguidas e titularidade no time de Dorival Júnior.

Ederson está afastado do elenco por uma fratura na cavidade ocular e perderá o restante da atual temporada. Logo, caso se recupere a tempo, voltará a jogar próximo do início do Mundial.

Enquanto Savinho é uma promessa que ganhou brilho cedo no City. Com apenas 20 anos, o atacante foi destaque na LaLiga quando estava emprestado ao Girona e logo se encaminhou ao Manchester. Ele esteve entre os 11 iniciais de Guardiola na maior parte deste ano pela ponta direita, já contribuiu com cinco assistências mas ainda não marcou o primeiro gol.

Savinho foi apontado como o quarto jogador sub-21 mais valioso do mundo, segundo o CIES — Foto: Getty Images

  • Treinador

O momento atual não é bom para Pep Guardiola, mas a trajetória dele com o Manchester City é memorável. O treinador espanhol assumiu a equipe em 2016 e, desde então, conquistou 18 títulos com o time, incluindo a tríplice coroa na temporada 2023/24 - Premier League, Champions League e Copa da Liga Inglesa.

Guardiola conquistou 18 títulos pelo Manchester City até hoje — Foto: Divulgação / Manchester City

O Mundial de Clubes não é novidade para Guardiola. No antigo formato da competição, o técnico tem quatro troféus - dois com o Barcelona, um com o Bayern de Munique e outro com o Manchester City.

Nos torneios deste ano, entretanto, Guardiola vive o pior momento da carreira, com atuações irregulares na Premier League e dificuldade de se manter entre os classificados da Champions. Em novembro, ele renovou o contrato com o clube inglês por duas temporadas.

  • O que fez para estar no Mundial

O Manchester City garantiu uma vaga ao vencer a Champions League de 2023. Naquela temporada, o time de Guardiola também levou a taça do antigo formato do Mundial de Clubes, ao derrotar o Fluminense. O clube inglês atropelou o time carioca por 4 a 0 na Arábia Saudita, com dois gols de Julián Álvarez, um contra de Nino e outro de Phil Foden.

  • Momento

O Manchester City não vive uma boa temporada. O clube chegou a acumular uma sequência de sete partidas sem vencer, entre jogos do Campeonato Inglês e da Champions League. No torneio europeu, aliás, o elenco de Guardiola venceu apenas duas partidas em cinco rodadas e se encontra em 17º lugar, fora da zona de classificação direta para a próxima fase.

Outro desempenho abaixo do esperado aconteceu na Copa da Liga Inglesa. O City foi eliminado nas oitavas de final da competição para o Tottenham, em uma derrota por 2 a 1 que deu fim a trajetória pelo nono título do torneio.

Wydad Casablanca

  • Destaques

O principal nome do elenco do clube marroquino é M'Baye Niang. O centroavante de 29 anos é o atleta mais caro do plantel por uma carreira baseada na Europa, com passagens por Milan, Genoa, Rennes e Torino. Ele tem nacionalidade senegalesa e francesa e marcou dois gols nos oito jogos iniciais da temporada 2024/25. Um diferencial do Casablanca é o elenco formado por jogadores jovens, com média de 26 anos.

O Casablanca também conta com três brasileiros no elenco: o centroavante Renan Viana e os meias Pedrinho e Arthur Wenderroscky. O primeiro da lista é o mais velho entre os compatriotas, com 21 anos. Renan começou a carreira entre as categorias juvenis do Novorizontino e o Athletico-PR e também tem passagens pela base da Seleção.

O atacante, entretanto, rompeu o ligamento do joelho e a previsão de recuperação é no meio de 2025, justamente no início do Mundial e quando acaba o contrato de empréstimo do Athletico com o time marroquino.

Renan Viana é um dos três brasileiros que defende o Casablanca, time marroquino que disputa o Mundial — Foto: Divulgação / Wydad Casablanca

Já Pedrinho tem apenas 20 anos e se formou na base do Corinthians, clube em que conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Outro jovem representante do Brasil é Arthur. Com 19 anos, ele é um cria da base de Xerém, foi campeão do Campeonato Sul-Americano de Futebol Sub-15 com o Brasil, em 2019, e estava no elenco que ganhou a Libertadores para o Tricolor em 2023.

  • Treinador

O Wydad é treinador por Rulani Mokwena, sul-africano que chegou ao clube em julho de 2024. O técnico teve a maior fase da carreira no último time que comandou, o Mamelodi Sundowns, que também participa do Mundial de Clubes e está no Grupo F.

No currículo, Rulani tem a conquista de quatro Campeonatos da África do Sul consecutivos, além de uma Superliga Africana.

  • O que fez para estar no Mundial

O Casablanca conquistou a vaga no Mundial ao vencer o Al-Ahly na final da Champions League da África, em 2022. O time estava há cinco anos sem se consagrar campeão e conquistou o terceiro troféu.

Wydad Casablanca Champions África — Foto: Getty Images

Em casa, no Stade Mohammed V, Zouhair El Moutaraji marcou os gols que consagram a vitória por 2 a 0.

  • Momento

O time de Marrocos não vive uma grande fase em 2024 e teve três eliminações seguidas. Logo no início do ano, a equipe não conseguiu se manter na edição 2023/24 da Champions da África e caiu na fase de grupos. Já na edição atual da competição, o Casablanca não alcançou a pontuação mínima para chegar à fase inicial do torneio. O clube também disputava a Taça do Trono, em que o Wydad caiu na segunda rodada.

O Wydad segue vivo apenas no Campeonato Marroquino, com a quarta colocação e a sequência de quatro jogos sem perder. O time é o maior vencedor da competição, com 17 troféus, quatro a mais que o rival da capital Raja Casablanca, que é o segundo.

Al-Ain

  • Destaques

O atacante Soufiane Rahimi é o principal artilheiro do Al-Ain na temporada, com 11 gols em 14 jogos. O marroquino, que costuma atuar pela ponta-esquerda, tem 57 tentos em 122 partidas pela equipe dos Emirados Árabes Unidos.

Soufiane Rahimi, jogador do Al-Ain — Foto: Reprodução / Soufiane Rahimi

Aos 28 anos, o atacante foi artilheiro da Champios League Asiática e das Olimpíadas na temporada 2023/24, além de também ter sido o maior goleador do Copa Africana de Nações de 2020/21.

Outro nome importante no elenco é Matías Segovia, jogador do Botafogo que está emprestado ao Al-Ain. O atacante de 21 anos tem um gol e uma assistência nos nove jogos em que participou nesta temporada.

  • Treinador

O técnico Leonardo Jardim assumiu o comando do Al-Ain em novembro. Ele substituiu o argentino Hernán Crespo, demitido após a goleada por 5 a 1 sofrida contra o Al-Nassr, pela Liga dos Campeões Asiática. Com passagens por Sporting, Monaco e Al-Hilal, o português de 50 anos fez o último trabalho no Al-Rayyan, do Catar.

  • O que fez para estar no Mundial

O clube dos Emirados Árabes Unidos se classificou para o Mundial de Clubes de 2025 após vencer a Champions da Ásia em 2024. O Al-Ain derrotou o japonês Yokohama Marinos por 5 a 1, em casa, no Estádio Hazza bin Zayed.

Campeão asiático, Al-Ain é dirigido pelo técnico Hernán Crespo; Intercontinental começa hoje — Foto: Getty Images

  • Momento

Após vencer a Liga dos Campeões Asiática em 2024, o Al-Ain ocupa a 11ª e penúltima posição do torneio atual, com dois empates e quatro derrotas em seis jogos no Grupo Oeste. O clube terá mais duas rodadas para tentar se colocar dentro do G-8, que garante vaga para a próxima fase.

No Campeonato dos Emirados Árabes Unidos, o Al-Ain ocupa a sexta colocação. O time também disputa a Copa da Liga dos Emirados Árabes e está nas quartas de final. Os dois confrontos decisivos para se classificar serão contra o Al-Jazira em dezembro.

Juventus

  • Destaques

Dusan Vlahović é o principal nome da Juventus no ataque, além de estar em quinto na lista de goleadores do Campeonato Italiano, com seis gols. O atacante sérvio de 24 anos foi duas vezes artilheiro da Copa da Itália com a Fiorentina, além de ser multicampeão na Sérvia, com o FK Partizan Belgrado.

Capitão Danilo ergue a taça de campeão da Copa da Itália para a Juventus — Foto: Daniele Mascolo/Reuters

Outra arma da Juventus está na lista de brasileiros, com Bremer, Danilo, Douglas Luiz e Arthur Melo. O principal entre eles é o lateral, que é o capitão da equipe e soma convocações para a seleção brasileira.

Aos 33 anos, Danilo tem uma longa carreira na Europa, sendo destaque do Real Madrid, do Manchester City e do Porto. Além de ter uma prateleira de troféus com duas Champions League, duas Copas da Itália, um Mundial de Clubes, uma Supertaça da UEFA, duas Copa da Liga Inglesa, entre outros.

  • Treinador

O comandante da Juve é o ítalo-brasileiro Thiago Motta. Ele se tornou técnico do time em julho deste ano, em um contrato de três temporadas. O feito de assumir a Juventus veio após o grande trabalho realizado com o Bologna, o terceiro dele como treinador de uma equipe profissional e que conquistou a classificação do clube à Champions League depois de 59 anos.

Thiago Motta, técnico da Juventus, durante jogo com o Como — Foto: Isabella Bonotto/AFP

  • O que fez para estar no Mundial

A Juventus faz parte do grupo de times que se classificou para o Mundial através do ranking da Fifa. A equipe de Thiago Motta contou com a eliminação do rival italiano Napoli na Champions League, em uma derrota para o Barcelona, para conquistar a 21ª vaga do torneio.

Isso porque a Juve estava na 14ª colocação, posição que só poderia ser alcançada com a classificação do Napoli, segundo as restrições impostas pela Fifa.

  • Momento

A Juventus está viva em quatro grandes competição nesta temporada: Champions League, Copa da Itália, Campeonato Italiano e Supercopa Italiana. O melhor desempenho é no último torneio, em que a Juve está na semifinal. A disputa para saber quem avança será no dia 3 de janeiro, contra o Milan, às 16h (horário de Brasília). Na Copa, o clube italiano levou a taça na última edição e já está garantida nas quartas de final atuais, depois de vencer o Sassuolo por 6 a 1 nas oitavas.

Por outro lado, a trajetória na Champions não tem sido fácil. O clube venceu apenas duas partidas em cinco rodadas, empatou em outras duas e perdeu uma. A Juventus se encontra em 19º, fora da classificação direta para as oitavas e na parte final da zona garantida nos playoffs. Já na Serie A, o time está me sexto.

City x Juventus: Veja o sorteio do grupo G do Mundial de Clubes 2025