Confira as cidades americanas que serão sedes do Mundial de 2025
A Fifa sorteou os grupos do Mundial de Clubes de 2025, primeira edição do novo torneio, que será disputada nos Estados Unidos entre 15 junho e 13 de julho do ano que vem. O Grupo E da competição será formado por River Plate (Argentina), Urawa Reds (Japão), Monterrey (México) e Internazionale (Itália).
O torneio será disputado nos mesmos moldes antigos da Copa do Mundo de seleções, com 32 times. Cada equipe faz três partidas na primeira fase, e os dois primeiros de cada chave avançando para as oitavas de final, para então se iniciar a fase de mata-mata em jogo único.
Confira a análise de cada uma das equipes do grupo:
River Plate
- Destaques
O clube se reforçou bastante na última janela de transferências. Entre outros, chegaram Bustos (lateral-direito, ex-Inter), Meza (meia, ex-Monterrey), além dos campeões mundiais com a seleção argentina, Pezzella e Acuña. O River Plate ainda conta com os jovens Solari e Mastantuono, que são visados por grandes clubes da Europa.
- Treinador
Talvez o principal reforço do River Plate para a atual temporada, o técnico Marcelo Gallardo retornou ao clube em agosto, após ser demitido do Al-Ittihad, da Arábia Saudita. Ídolo dos Millionarios, ele fez história pela equipe tanto como jogador quanto treinador.
Revelado pelo River Plate, Marcelo Gallardo fez mais de 305 jogos com a camisa do clube. Ele conquistou uma vez a Libertadores, além de seis edições do Campeonato Argentino. Já como treinador, ficou à frente da equipe entre 2014 e 2022, conquistando mais 14 títulos, entre eles duas Libertadores.
- O que fez para estar no Mundial
Último clube não brasileiro a vencer a Libertadores (em 2018), o River Plate se classificou via Ranking da Conmebol entre 2021 e 2024.
- Momento
Apesar dos reforços, o River é apenas o quinto colocado do Campeonato Argentino, com 40 pontos. Após 25 rodadas disputadas, o clube de Buenos Aires está oito pontos atrás do líder, Vélez Sarsfield. Na Libertadores, a equipe do técnico Marcelo Gallardo caiu nas semifinais para o Atlético-MG, após derrota por 3 a 0 em Belo Horizonte e empate sem gols no Monumental de Núñez.
Urawa Red Diamonds
- Destaques
O atacante Thiago Santana, que já passou por Figueirense e Náutico, é o grande goleador do Urawa Red Diamonds na atual temporada, com 13 gols marcados em 38 jogos. Dois veteranos que já defenderam a seleção japonesa também estão no elenco: o goleiro Nishikawa, de 38 anos, e o atacante Koroki, da mesma idade.
- Treinador
O Urawa é comandado pelo polonês Maciej Skorza, que está no clube desde o ano passado. O técnico de 52 anos fez carreira na Polônia e já passou pelo mundo árabe, tendo quatro títulos da liga polonesa no currículo. Ele foi o responsável pela conquista do terceiro título asiático da história do clube.
- O que fez para estar no Mundial
Para chegar ao torneio, o Urawa Red Diamonds conquistou a Liga dos Campeões da Ásia de 2022 (encerrada já em 2023). O time japonês venceu a final diante do Al-Hilal, na época comandado por Ramón Díaz, meses depois de os sauditas eliminarem o Flamengo no Mundial de Clubes - e ainda antes da chegada de grandes craques como Neymar.
- Momento
O Urawa não vem em boa temporada e está na 12ª colocação do Campeonato Japonês, que está terminando, já na penúltima rodada. Na Copa da Liga do Japão, o time foi eliminado ainda na terceira rodada, para o V-Varen Nagasaki, da segunda divisão nacional.
Monterrey
- Destaque
O meia espanhol Sergio Canales, que já defendeu a seleção espanhola, é o destaque do time. Em seu segundo ano no Monterrey, é o meia que articula as jogadas. Tem nove gols na temporada e quatro assistências. Na temporada passada, foram 13 gols.
- Treinador
O argentino Martin Demichelis, ex-River Plate, comanda o Monterrey desde agosto de 2024. O treinador tem apenas 43 anos e está em seu segundo trabalho em um time profissional, depois de ser auxiliar no Málaga e passar pela base do Bayern. Foi um zagueiro de sucesso, com passagens por River, Bayern e City, entre outros, Encerrou a carreira no Málaga em 2017.
- O que fez para estar no Mundial
O Monterrey venceu a Concachampions em 2021, ao derrotar o América do México na decisão. Será a sexta participação do clube em um Mundial.
- Momento
O Monterrey terminou em quinto na fase classificatória do Mexicano 24/25 e agora está na semifinal, enfrentando o Atlético San Luis. Nas quartas passou pelo Pumas ao aplicar 5 a 3 na partida de volta. O time tem se mostrado forte nos torneios mata-mata. Não há nenhum jogador brasileiro na equipe.
Inter de Milão
- Destaques
O atacante argentino Lautaro Martínez é o craque da Inter de Milão. Atua no clube desde 2018 e cresce a cada ano, marcando muitos gols e decisivos. Seu protagonismo na Inter o levou ao sétimo lugar da última Bola de Ouro. O meia Barella, o ala-esquerdo Dimarco, o zagueiro Bastoni e o goleiro Sommer também são importantes destaques da equipe.
- Treinador
Em sua quarta temporada no comando da Inter de Milão, o técnico Simone Inzaghi tem um trabalho baseado em grande solidez defensiva e, por consequência disso, constância. Desta forma, a Inter de Inzaghi se consolidou como um dos principais times da Itália e do futebol europeu, conquistando duas vezes a Copa da Itália e a Supercopa Italiana, além de um título do Campeonato Italiano.
- O que fez para estar no Mundial
Além dos três campeões da Champions (Chelsea - 2021, Real Madrid - 2022 e 2024 e Manchester City - 2023), o futebol europeu classificou outras nove equipes por meio de um ranking baseado nos últimos quatro anos. A Inter de Milão conseguiu vaga no Mundial de Clubes 2025 por ter sido a sétima colocada neste ranking da Uefa.
- Momento
A Inter de Milão faz boa temporada, ocupando a terceira posição do Campeonato Italiano, com 28 pontos, quatro a menos que o líder Napoli. Mas a Inter tem um jogo a menos, já que o duelo contra a Fiorentina, no último domingo, foi suspenso por conta do mal súbito sofrido pelo meio-campista Bove. Na Champions League, o time de Simone Inzaghi segue invicto, com quatro vitórias e um empate em cinco jogos. A Inter também é o único time que ainda não sofreu gols na Liga dos Campeões.
- Brasileiros no elenco
A Inter de Milão tem em seu elenco o lateral-esquerdo Carlos Augusto, ex-Corinthians. Por atuar na mesma posição de Dimarco, que é um dos grandes destaques da equipe, o brasileiro não costuma ter sequência no time titular. Apesar disso, aos 25 anos, já demonstrou bom futebol na Internazionale, chegando a ser convocado pela seleção brasileira, onde fez dois jogos sob o comando de Fernando Diniz.
River x Inter de Milão: Veja o sorteio que definiu o grupo E no Mundial de Clubes de 2025