Fotógrafo brasileiro ganha prêmio mundial com foto de Cristiano Ronaldo

Mineiro Marcelo Guelber Góes vence com imagem do craque em jogo pelas eliminatórias da Euro, na principal premiação internacional de fotografia esportiva

Por Redação do ge — Porto, Portugal


Portugal 3 x 2 Eslováquia - Melhores momentos - Eliminatórias da Eurocopa 2024

A principal premiação internacional de fotografia esportiva profissional teve um brasileiro entre os vencedores. O mineiro Marcelo Guelber Góes, de 40 anos, venceu na categoria Futebol com uma imagem de Cristiano Ronaldo. A foto foi registrada na vitória de Portugal por 3 a 2 contra a Eslováquia, no dia 13 de outubro de 2023, pelas eliminatórias da Euro (relembre acima).

A foto foi registrada no segundo gol de Cristiano Ronaldo naquela noite chuvosa no Estádio do Dragão, no Porto. O craque português comemorou com os braços abertos, na frente do fotógrafo brasileiro, que capturou a bela imagem que lhe rendeu o reconhecimento internacional.

Veja a imagem premiada:

Foto de Cristiano Ronaldo do fotógrafo brasileiro Marcelo Góes foi vencedora de premiação internacional — Foto: @guelbergoes

– Antes do jogo eu estava no telefone com meu melhor amigo, Alex Heidrich estava chovendo muito. Mas muito mesmo. Eu disse para ele: "Do jeito que eu tenho sorte, o Cristiano Ronaldo vai fazer um gol e correr para mim de braços abertos na chuva" – afirmou o brasileiro, ao ge.

“E quando o Cristiano faz o gol e começa a correr pra mim, eu lembro claramente de sorrir pois já tinha feito aquela foto na minha cabeça”, disse Marcelo

A World Sports Photography Awards está em sua quinta edição e reúne cerca de 1,4 mil fotógrafos concorrentes, de 83 países diferentes.

Fotógrafo brasileiro Marcelo Góes, em jogo do Porto no Estádio do Dragão — Foto: @smsergiomendes

Finalista duas vezes em premiações anteriores, Marcelo ganhou o seu primeiro prêmio. Segundo ele, o momento, que durou poucos segundos, “durou uns cinco minutos e foi uma explosão de adrenalina muito grande”. Na mesma hora, ele quis ver o resultado.

– Eu estava tão impactado com o que eu fiz que eu simplesmente levantei e fui embora para a sala de imprensa baixar a foto e preparar para enviar para o editorial. Na sala de imprensa, eu vi que tinha caído muita água na minha lente, o que foi responsável pelo efeito exagerado da foto.

Mineiro de Belo Horizonte, Marcelo trabalha com esportes em duas bases, no Porto, Portugal, e Nova York, nos Estados Unidos. Ele aprendeu a amar a fotografia com o pai, José Góes, que foi fotógrafo oficial do presidente Juscelino Kubitschek. O brasileiro atua na área desde 2005 e, desde 2019, com dedicação integral.