Torcedores brigam nas ruas de Amsterdã depois de Ajax 5x0 Maccabi Tel Aviv
O duelo entre Besiktas e Maccabi Tel Aviv, pela quinta rodada da Liga Europa, será realizado em campo neutro. Originalmente, o time turco era mandante da partida, mas agora o Nagyerdei Stadium, na Hungria, sediará o confronto. A Uefa comunicou a mudança nesta terça-feira para evitar conflitos entre os torcedores, depois da grande confusão que marcou o último jogo do clube israelense no torneio.
O Besiktas comentou a decisão nas redes sociais e afirmou que a Hungria foi o único país disposto a receber o jogo. Entretanto, as autoridades locais exigiram que o duelo seja disputado sem torcidas, citando os acontecimentos ocorridos na vitória do Ajax em cima Maccabi Tel Aviv, na quarta rodada.
Na nota, o clube da Turquia também pediu aos torcedores que não façam planos de acompanhar o jogo na Hungria para evitar novos conflitos.
A última partida do Maccabi Tel Aviv na Liga Europa foi marcada por confusões. O momento de maior tensão foi após a goleada de 5 a 0 do Ajax, em que as ruas de Amsterdã presenciaram violência, referências ao conflito entre israelenses e palestinos no Oriente Médio e muitas agressões, em especial aos torcedores do time de Israel.
A prefeita de Amsterdã, Femke Halsema, condenou as agressões aos israelenses e disse estar envergonhada com o comportamento que foi demonstrado. A polícia da cidade holandesa confirmou que 62 pessoas foram presas e cinco ficaram hospitalizadas pela confusão.
A partida entre Besiktas e Maccabi Tel Aviv está marcada para o dia 28 de novembro, quinta-feira, às 14h45 (horário de Brasília). A equipe turca está na 18ª posição na Liga Europa , com seis pontos e dentro da zona classificatória para os playoffs das oitavas de final. Já o time de Israel é o penúltimo colocado do torneio e ainda não pontuou.