O árbitro David Coote sofreu mais uma punição após protagonizar uma nova polêmica. O juiz inglês foi suspenso pela Uefa depois de ter sido flagrado cheirando um pó branco em um vídeo que veio à tona nesta semana. Ele já havia levado um gancho na Inglaterra por conta de xingamentos ao Liverpool e a Jürgen Klopp.
De acordo com o jornal "The Times", a confederação europeia decidiu suspender David Coote após a publicação das imagens em que ele apareceu cheirando um pó branco, divulgadas pelo jornal "The Sun". O vídeo teria sido gravado durante a disputa da Euro 2024, torneio no qual ele trabalhou como VAR.
- O Comitê de Árbitros da Uefa suspendeu David Coote imediatamente até novo aviso, antes da próxima rodada de partidas da Uefa, após tomar conhecimento de seu comportamento inapropriado - disse um porta-voz da Uefa, citado pelo "Times".
O árbitro, que trabalhava na Premier League, chamou a atenção nos últimos dias após ser suspenso pela Professional Game Match Officials Limited, organização responsável pela arbitragem na Inglaterra. Ele foi afastado de imediato após o vazamento de um vídeo em que ele profere xingamentos a Jürgen Klopp e ao Liverpool.
— Além de ter me criticado quando eu os apitava contra o Burnley no lockdown, então ele (Klopp) me acusou de mentir e então me criticou. Não tenho interesse em falar com alguém que é arrogante pra caramba. Então eu faço o meu melhor para não falar com ele... Meu Deus, alemão babaca, me f**a — diz Coote no vídeo.
Coote aparece ao lado de um amigo e interage com a câmera. Ao longo do vídeo, o árbitro é questionado sobre as opiniões dele sobre Klopp e o clube inglês e chega a mostrar uma foto do ex-técnico alemão. Em um segundo trecho, David reforça que as imagens não poderiam vazar.
— Resumindo a história: Jürgen Klopp é um babaca, o Liverpool é todo feito de idiotas e nós odiamos os Scousers. Só para deixar claro, esse último vídeo não pode ir a lugar nenhum, sério — assegura.
David Coote menciona o período de afastamento durante a pandemia da Covid-19, o que dá a entender que a gravação seria antiga. O jogo mencionado pelo árbitro é o empate em 1 a 1 entre Liverpool e Burnley, em 2020, época em que Klopp ainda comandava a equipe.