O Lyon terá a chance de voltar a conquistar um título depois de 12 anos. E a torcida manifestou toda sua emoção com esse momento. Com o goleiro Lucas Perri titular, o time venceu o Valenciennes por 3 a 0 nesta terça-feira, em casa, e se classificou para a final da Copa da França. Após a vitória, milhares de torcedores invadiram o gramado do Groupama Stadium.
Torcida do Lyon invade gramado após classificação à final da Copa da França
Todos os gols da partida saíram no segundo tempo. Lacazette, duas vezes, e Orban marcaram os gols que garantiram a classificação do Lyon contra a equipe da Segunda Divisão. Com a vaga garantida, os jogadores fizeram muita festa com a torcida no gramado, e logo depois houve a invasão.
Sócio-majoritário do clube, o empresário John Textor esteve presente na partida. O norte-americano, que também é dono do futebol do Botafogo, foi ao gramado e prestigiou a festa da equipe francesa. Ele chegou a fazer selfies com alguns torcedores que invadiram o campo (veja mais abaixo).
A classificação simboliza um renascimento do Lyon na temporada. O time foi o lanterna do Campeonato Francês e venceu apenas um jogo nas 12 primeiras rodadas. Laurent Blanc foi demitido após os quatro primeiros jogos de 2023/24. O italiano Fabio Grosso foi contratado e permaneceu apenas por oito partidas.
Pierre Sage assumiu inicialmente como interino e comanda uma grande reação. Aos 44 anos, ele faz seu primeiro trabalho como técnico principal e tem 13 vitórias, cinco derrotas e dois empates em 20 jogos. O Lyon saiu da lanterna, agora é o 10º na Ligue 1 e está na decisão da Copa da França.
O Lyon tem cinco títulos da Copa da França, o último deles conquistado em 2012, a última vez em que esteve na decisão. O clube não ergue uma taça desde então. No período, o time francês foi vice da Supercopa duas vezes e perdeu duas decisões da extinta Copa da Liga.
A final da Copa da França será no dia 25 de maio, em Lille. PSG e Rennes se enfrentam nesta quarta-feira, às 16h10, para decidir o outro finalista.