Costa do Marfim demite técnico no meio da Copa Africana em casa

Jean-Louis Gasset cai após goleada para Guiné Equatorial e com seleção anfitriã ainda tendo chance de classificação para fase eliminatória

Por Redação do ge — Ebimpé, Costa do Marfim


A Federação Marfinense de Futebol sequer quis esperar o término da Copa Africana de Nações sediada na Costa do Marfim e anunciou, nesta quarta-feira, a demissão do técnico Jean-Louis Gasset. Detalhe: a seleção anfitriã ainda tem chances de classificação para o mata-mata. O treinador francês de 70 anos não resistiu à goleada sofrida diante de Guiné Equatorial, por 4 a 0, na última rodada do grupo A, na segunda-feira, em Ebimpé.

Jean-Louis Gasset, técnico da Costa do Marfim na Copa Africana de Nações — Foto: Franck Fife / AFP

De acordo com o comunicado da federação, Gasset e o auxiliar Ghislain Printant foram demitidos "devido a resultados insuficientes". Assume a seleção interinamente o marfinense Emerse Faé, ex-jogador de Nantes, Reading e de Nice e que fazia parte da comissão técnica como adjunto.

Gasset foi contratado para a seleção da Costa do Marfim em maio de 2022, tendo a Copa Africana no país como primeiro grande campeonato no horizonte. A equipe venceu apenas na estreia, contra Guiné-Bissau, por 2 a 0, e perdeu para Nigéria, por 1 a 0, e para Guiné Equatorial. Com três pontos, a seleção marfinense ficou em terceiro lugar no grupo A e pode ser eliminada se não terminar como uma das quatro melhores terceiras colocadas da fase de grupos, que se encerra nesta quarta.