Grupos das Eliminatórias da Ásia para Copa do Mundo de 2026 são definidos

Japão, Arábia Saudita e Austrália integram grupo mais forte da terceira fase. Sede da Copa passada e bicampeão asiático, Catar pega Irã, e Coreia do Sul fica na mesma chave da Jordânia, vice asiática

Por Redação do ge — Kuala Lumpur, Malásia


Foram definidos, nesta quinta-feira, os grupos da terceira fase das Eliminatórias da Ásia para a Copa do Mundo de 2026. Em sorteio realizado em Kuala Lumpur, na Malásia, as 18 seleções foram divididas em três chaves, e seis vagas diretas estarão em disputa nessa etapa, que dura de setembro de 2024 a junho de 2025.

Catar vence a Jordânia e conquista o título da Copa da Ásia — Foto: Getty Images

O grupo C é o mais duro. Nele estão Japão, Austrália e Arábia Saudita, que bateu a Argentina na estreia na Copa do Mundo de 2022. Completam a chave Bahrein, China e Indonésia.

Atual bicampeão da Copa da Ásia e sede da Copa de 2022, o Catar foi sorteado no grupo A, junto com Irã, Uzbequistão, Emirados Árabes Unidos, Quirguistão e Coreia do Norte. A Jordânia, vice-campeã asiática no início do ano, figura no grupo B, com Coreia do Sul, Iraque, Omã, Palestina e Kuwait.

Em jogo sem VAR, Catar marca gol bizarro após bola sair

As seleções se enfrentam dentro dos grupos, em turno e retuno. As duas primeiras colocadas de cada chave garantem a classificação para a Copa do Mundo.

Os terceiros e quarto lugares vão para a quarta fase, em que serão divididos em dois grupos de três equipes. Os primeiros colocados, depois de um turno único dentro da chave, também se classificam para a Copa. Os segundos disputam um playoff, em ida e volta, para saber quem avança para a repescagem intercontinental, na qual outra vaga estará em disputa.