DM do Cuiabá: Filipe Augusto é a principal baixa em ano de rebaixamento inédito

Volante também está no grupo de jogadores que mais passaram pelo departamento médico, junto com Alan Empereur, Eliel, Lucas Fernandes e Matheus Alexandre

Por Roberto Teixeira — Rio de Janeiro


Redação Sportv comenta sobre lesões nos clubes da Série A

Após quatro anos na elite do futebol brasileiro, o Cuiabá viveu em 2024 o seu primeiro rebaixamento. Entre os diversos problemas da equipe na temporada, não dá para dizer que as lesões foram determinantes para a queda. O Dourado teve 26 idas de jogadores ao DM, sendo a terceira equipe que menos perdeu atletas por problemas médicos no ano, junto com o Athletico-PR.

Com três idas para o DM, Filipe Augusto desfalcou o Cuiabá em 19 partidas na temporada — Foto: AssCom Dourado

Filipe Augusto foi o jogador que mais desfalcou o Cuiabá pro problemas médicos no ano com 17 partidas ausentes. O volante de 31 anos sofreu com lesões na temporada e ficou afastado dos gramados em três momentos distintos.

Balanço DM do Cuiabá - Filipe Augusto é quem mais perde jogos e quinteto quem mais ai ao DM — Foto: Infoesporte

Com três visitas ao DM cada, Alan Empereur, Eliel, Filipe Augusto, Lucas Fernandes e Matheus Alexandre foram os jogadores que mais contabilizaram baixas por contusão no elenco do Cuiabá. Ao longo da temporada, 13 atletas perderam jogos por questões médicas em 2024.

A coxa foi disparada a região do corpo que mais prejudicou os jogadores do Cuiabá em 2024, sendo responsável por 12 intervenções nos 26 problemas médicos da equipe.

Lesões por parte do corpo no Cuiabá — Foto: Infoesporte

O atacante André Luís passou por uma situação peculiar na temporada. Um problema de hérnia de disco na lombar afastou o jogador em dois momentos, incluindo a reta final em que o atleta ficou de fora dos cinco últimos jogos do Brasileirão. Vale ressaltar que por não ser um problema causado pelo futebol, as duas idas de André Luís ao DM não foram somadas aos 26 casos de problemas médicos do Dourado no ano.

André Luís ficou de fora da reta final do Cuiabá por conta da hérnia de disco na lombar — Foto: AssCom Dourado

*Contribuiu para o levantamento o setorista Jonathas Gabetel

Critérios e Metodologia

As informações levantadas para esta pesquisa foram retiradas no site oficial do Cuiabá e apuradas junto aos setoristas do ge no dia a dia.

O recorte temporal deste levantamento foi de 01 de janeiro de 2024 até a data da publicação desta matéria: 20 de dezembro de 2024. Todas as baixas médicas sofridas pelos jogadores fora desse universo temporal não entraram na pesquisa.

O critério para inclusão de um atleta no levantamento foi o veto pelo departamento médico de pelo menos uma partida oficial por motivo clínico. Todos os problemas médicos que impediram a escalação do jogador na equipe para a partida seguinte foram computados no levantamento. Jogadores poupados e com desgaste físico não entraram na conta assim como problemas fisiológicos.