“Em alguns campos teremos que competir mais do que propor”, afirma técnico do Rio Branco

Qualidade dos gramados capixabas é uma preocupação de Ricardo Colbachini

Por Tiago Taam — Vitória, ES


Nos primeiros quatro meses da temporada 2025, o Rio Branco-ES irá defender o seu título do Campeonato Capixaba. No caminho do bi existem diversos obstáculos e um que preocupa o novo técnico Ricardo Colbachini é qualidade dos gramados da competição. O Capa-Preta manda os seus jogos no estádio Kleber Andrade, que possui o melhor piso do Estado. Porém, a equipe alvinegra terá que encarar os demais campos do Estadual para mais uma vez levantar a taça.

"Em alguns campos teremos que competir mais do que propor", afirma Colbachini

Historicamente, a maioria dos estádios do Espírito Santo não possuem tradição de bons gramados. Durante a temporada passada, alguns foram alvos de críticas de jogadores e torcedores. Dessa forma, a dificuldade aumenta para treinadores que prezam pela estratégia de posse de bola. Sendo assim, o técnico Ricardo Colbachini entende a necessidade de adaptação ao terreno de cada partida.

- Quanto mais a gente buscar qualificar os gramados do estado, maior será o nível do campeonato. A gente sabe que jogar em alguns campos será um pouco mais difícil, já que vai mudar a característica do jogo. Temos um jogo de muita posse, paciência, para construir bem e depois acelerar para terminar a jogada. Mas em alguns campos a gente vai ter que competir muito mais do que tentar propor. Precisamos nos adaptar aos gramados para sermos uma equipe competitiva sempre - disse Colbachini.

Apesar das preocupações com os gramados adversários, Ricardo Colbachini tem a tranquilidade de contar com o Kleber Andrade. Com muitos elogios ao campo de jogo da casa alvinegra, o técnico tem a expectativa clara de impor o seu estilo de jogo em partidas de mando capa-preta. O maior estádio do Espírito Santo recebe partidas de Série A com frequência, e possui um sistema híbrido, que faz a bola correr com mais rapidez, facilitando o esquema do novo comandante.

- Eu acho que hoje o Kleber Andrade tem um campo absurdo, com nível de Serie A, e que não deixa desejar para nenhum outro campo do futebol brasileiro. Quanto mais a gente conseguir se aproximar do nosso gramado, mais a gente vai crescer. A ideia é sempre ser uma equipe competitiva, principalmente através da posse no Kleber Andrade - concluiu o técnico.

Sequência de jogos fora de casa

Estádio Zenor Pedrosa, em Nova Venécia — Foto: Samuel Gomes

O Campeonato Capixaba está previsto para começar no dia 18 de janeiro. Logo na estreia, o Rio Branco-ES vai iniciar a sua jornada fora de casa, justamente em uma das preocupações comunicadas pelo técnico Ricardo Colbachini. Dentre as quatro partidas de visitante que serão disputadas na primeira fase, os jogos que podem fazer o comandante repensar o estilo de jogo são contra Nova Venécia e Real Noroeste.

É provável que diante de Porto Vitória e Capixaba, o palco de jogo seja o Kleber Andrade, com maioria de torcida capa-preta. Durante a primeira fase, aqui está o caminho que o Capa-Preta irá encontrar nas partidas de visitante.

  • (1ª rodada) Nova Venécia x Rio Branco-ES - Estádio Zenor Pedrosa (18/01)
  • (3ª rodada) Porto Vitória x Rio Branco-ES - Estádio Kleber Andrade (29/01)
  • (5ª rodada) Real Noroeste x Rio Branco-ES - Estádio José Olímpio da Rocha (05/02)
  • (8ª rodada) Capixaba x Rio Branco-ES - Local indefinido (15/02)

Gramado do Kleber Andrade

Estádio Kleber Andrade; Cariacica — Foto: Mateus Lotif/FEC

Desde 2019, o estádio estadual Kleber Andrade tem uma composição de grama de, aproximadamente, 20% artificial e 80% natural. Na época, a decisão foi tomada pelo Governo do Estado para a disputa da Copa do Mundo Sub-17, no qual o Espírito Santo foi uma das sedes do torneio FIFA.

O processo de plantio é feito por máquina, no qual a grama sintética se desenvolve a 18 centímetros de profundidade no piso, enquanto a natural cresce sobre a artificial, o que permite a maior parte nascer reforçada a partir de sua raiz.

Esse sistema híbrido foi implementado em parceria com a Fifa, e também é utilizado em outros estádios como a Arena Corinthians, em São Paulo, e Wembley, em Londres.

Pré-temporada 2025 do Rio Branco-ES

Sob o comando do técnico Ricardo Colbachini, o Rio Branco-ES se apresentou no início de dezembro, quando teve início a preparação para a temporada 2025. No ano que vem, o Capa-Preta vai jogar o Campeonato Capixaba, a Copa do Brasil, Copa Verde e Copa Espírito Santo, e Campeonato Brasileiro Série D.

Assista: tudo sobre o Rio Branco-ES no ge.globo, na TV Gazeta e no sportv.

Veja mais notícias no ge.globo/es e siga os perfis do site no Instagram, Threads e no Facebook.