O Flamengo venceu o Boca Juniors, por 2 a 1, levantando a taça e se sagrando campeão da Taça Libertadores Sub-20. Um dos destaques do rubro-negro, o capixaba Lucas Furtado marcou o nome na história flamenguista, defendendo o clube há nove anos, estando pouco mais de um ano na categoria.
Lucas atuou em quatro das cinco partidas disputadas pelo Flamengo na competição. O goleiro, assim como a equipe rubro-negra, levantou a taça de forma invicta. Antes de disputar a Libertadores Sub-20, o capixaba já havia ganhado rodagem na Copinha, quando defendeu pênalti e foi herói da classificação do clube. Há quase uma década no Mais Querido, a emoção das conquistas desperta mais forte no título inédito, que também serviu para consolidar as boas atuações em campo.
- Sensação maravilhosa em ter conquistado a Libertadores pelo clube que estou desde os meus 10 anos. É uma emoção inexplicável em conseguir trazer um título inédito pro Flamengo. Fico muito feliz de ter sido seguro em minhas ações e ter feito um bom trabalho durante os jogos. Conseguimos coroar todo o trabalho de excelência com o título, o que torna tudo ainda melhor - disse o goleiro ao ge.globo.
Com grandes jogadores e ídolos revelados pelo Flamengo, a torcida rubro-negra costuma pedir e apoiar os 'crias' da base. Nos últimos anos, mesmo contando com um dos elencos mais balados do Brasil, jovens promessas jogaram e convenceram, sendo vendidos por alto valor pelo clube. Com moral, Lucas afirma que a equipe Sub-20 passou um recado importante ao plantel profissional, afirmando que os 'garotos' estão preparados para atuarem na base e também sob as ordens do Tite.
- Esse título também passa um recado importante ao grupo profissional. Provamos o nosso valor ao trazer um título inédito para o nosso clube. Isso mostra o quanto estamos preparados tanto para sequência no Sub-20, quanto para ajudar o elenco de cima quando necessário - concluiu Lucas.
Flamengo no Mundial Sub-20
Após levantar a Taça Libertadores Sub-20, o Mengão quer conquistar o mundo. Sem data e adversário definido, a expectativa de agendamento será posterior ao encerramento da Youth League, que seria equivalente à Champions League, na categoria Sub-19, diferentemente do que acontece no Brasil e América do Sul.
Atualmente na fase de semifinal, Olympiacos e Nantes disputam vaga na final, buscando vencer os favoritos Porto e Milan, que estão na outra chave da competição. As eliminatórias são disputadas em jogo único, com mando de campo da equipe grega e do time português.
A Copa Intercontinental Sub-20, assim nomeada, é organizada por UEFA e CONMEBOL e acontece desde 2022. Até o momento, os sul-americanos possuem 50% de aproveitamento. Na primeira final disputada, o Benfica venceu o Peñarol, por 1 a 0, no estádio Centenario, que recebeu um público de 40 mil torcedores. Na temporada passada, o Boca Juniors se sagrou campeão ao superar o AZ Alkmaar, nos pênaltis, após empate por 1 a 1, no tempo regulamentar. A decisão também foi disputada na América do Sul, com 37 mil 'xeneizes' comemorando o título, em La Bombonera.
Veja mais notícias no ge.globo/es e siga o ge ES no Instagram, Facebook e no X.