O Ceará entra em campo nesta sexta-feira (12), às 21h30, contra a equipe do São Paulo, em jogo válido pela 2ª fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O local do duelo foi modificado, fazendo com que o time do Ceará tivesse que deixar a sede, que estava situada na cidade de Leme (SP), e viajasse até Araraquara, onde o São Paulo estava. O clube reclamou das condições de treino e pediu a intervenção da Federação Cearense de Futebol.
Ceará pede para a FCF intervir no local de treinamento do time na Copinha
- O Ceará Sporting Club, invicto durante a primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2024, foi deslocado até a cidade de Araraquara para a disputa da partida de segunda fase, contra o São Paulo Futebol Clube. Ocorre que, na presente data, o clube enfrenta graves problemas para realizar os treinamentos de apronto e, mais grave, poderá ser prejudicado durante o restante da competição caso permaneça na sede de Araraquara, onde foi determinado que o clube treinasse no Estádio Municipal da cidade - afirma o Ceará, no documento enviado pelo Alvinegro.
Em um vídeo que vem ganhando repercussão nas redes sociais, imagens do campo de treino do time alvinegro chamam atenção pela qualidade ruim do gramado do Estádio do Jardim Botânico, situado em Araraquara (SP).
No documento, o Ceará destacou que "o “gramado” possui trechos descampados e inúmeros buracos e que "tal situação traz diretamente um prejuízo técnico para o clube, pois não foi possível preparar o time para a partida da segunda fase marcada para 12/01, maculando a isonomia da competição". Fotos da área foram anexadas.
A Federação Paulista de Futebol (FPF) enviou um comunicado à equipe do Ceará informando que o clube deveria deixar a sede em Leme para enfrentar a equipe paulista se baseando no artigo 34 do regulamento que diz: as datas, horários e locais das partidas serão determinados pelo DCO, o qual poderá, a seu exclusivo critério, promover alterações que se façam necessárias, como por exemplo, para atender aos contratos com as emissoras de televisão, por determinação da Polícia Militar, e/ou por motivos de segurança.
Veja documento na íntegra:
"Senhor Presidente Mauro Carmélio Filho,
Com os respectivos cumprimentos e votos de elevada estima e consideração, requeremos a remessa deste ofício e suas razões conforme exposto a seguir:
1. O Ceará Sporting Club, invicto durante a primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2024, foi deslocado até a cidade de Araraquara para a disputa da partida de segunda fase, contra o São Paulo Futebol Clube.
2. Ocorre que na presente data, o Clube enfrenta graves problemas para realizar os treinamentos de apronto e, mais grave, poderá ser prejudicado durante o restante da competição caso permaneça na sede de Araraquara, onde foi determinado que o clube treinasse no Estádio Municipal da cidade.
3. Conforme visto nas imagens abaixo, o “gramado” possui trechos descampados e inúmeros buracos, tal situação traz diretamente um prejuízo técnico para o Clube, pois não foi possível preparar o time para a partida da segunda fase marcada para 12/01, maculando a isonomia da competição. Ademais, há grave achaque à Lei Geral do Esporte, que prevê em seu art. 2º, incs. XV e XVI que são princípios do esporte a ser desenvolvido no Brasil a segurança e saúde – e não há como garantir a prática de um esporte saudável e tampouco seguro para a integridade física dos atletas diante do local de treinamento.
4. Desta forma, requer a imediata realocação do Ceará S.C. para que seus treinamentos ocorram em local previamente aprovado e que detenha condições mínimas para o desenvolvimento dos trabalhos técnicos. Pede deferimento."