Com Ceará e Fortaleza desde a 1ª fase, começa estadual; veja guia

Jogo de abertura será entre Fortaleza e Iguatu

Por Redação do ge — Fortaleza, CE


A bola vai rolar para o Campeonato Cearense 2023. Com Ceará e Fortaleza desde o início da competição, dez equipes se juntam em busca do título de campeão. O Leão defende a taça e busca o pentacampeonato. O Vovô quer acabar com a hegemonia do maior rival no Cearense. Confira abaixo a fórmula de disputa e como chegam cada um dos clubes.

Fórmula de disputa

  • 1ª Fase: Serão formados dois grupos de cinco times cada que disputarão partidas de ida entre grupos. Ao final, as três melhores equipes estarão classificadas, sendo que os 1º colocados de cada grupo avançam direto para a semifinal.
  • 2ª Fase (Quartas de Final): os 2º e 3º colocados se enfrentam no mesmo grupo em partidas de ida e volta. Ao término dos confrontos, os vencedores dos duelos estarão na semifinal.
  • 3ª Fase (Semifinal): os vencedores dos confrontos da fase anterior se juntam aos 1º colocados e duelam em partidas de ida e volta. Os dois melhores disputam a final.
  • 4ª Fase (Final): as equipes classificadas disputam em partidas de ida e volta o título do Campeonato Cearense Série A 2023.
  • Os 4º e 5º colocados de cada grupo jogarão um quadrangular contra o rebaixamento.

Sem o Castelão

Para os primeiros jogos do estadual, os times que costumavam usar o Castelão como palco dos jogos não poderão fazê-lo. O estádio está passando por uma reforma (troca de gramado e melhorias dos equipamentos) e ficará sem poder ser utilizado até o fim de fevereiro. Com isso, o Presidente Vargas aparece como uma opção para os clubes.

Times participantes

Grupo A

Atlético-CE

A Águia da Precabura tem como primeiro objetivo no Cearense evitar o rebaixamento. Comandada pelo técnico Michel Lima, a equipe tem nomes conhecidos como o do meia Elanardo, além do atacante Ari, que acumula funções de atacante e de dono do time. O elenco se reapresentou para a temporada 2023 no dia 26 de dezembro e tem um elenco com 27 jogadores.

Barbalha

A Raposa será comandada pelo técnico Roni Araújo (profissional com bons trabalhos no futebol potiguar, piauiense e pernambucano), conhecido do futebol cearense. O objetivo principal é ficar entre os três primeiros na primeira fase para permanecer na Série A. O time se reapresentou no dia 19 de dezembro.

Barbalha treina para o Campeonato Cearense — Foto: Divulgação/Barbalha

Caucaia

A Raposa Metropolitana quer, além de permanecer na elite, buscar uma vaga para a Copa do Brasil de 2024. Para isso, contará com a experiência do técnico Roberto Carlos, conhecido do futebol cearense, que irá comandar os 32 atletas do plantel. O principal jogador da equipe é o meia Everton, que tem passagem pelo Tricolor do Pici. O time se reapresentou no dia 12 de dezembro.

Caucaia treina por uma vaga na Copa do Brasil de 2024 — Foto: André Luiz/Caucaia

Ceará

O Alvinegro quer começar a temporada 2023 com o pé direito. Após um 2022 de insucessos e eliminações precoces (inclusive no Cearense, com revés sofrido diante do Iguatu), o Vovô reformulou o time (foram 11 contratações e 12 dispensas) e comissão técnica para retomar os trilhos das vitórias. Sob o comando do paraguaio Gustavo Morínigo, o Alvinegro terá como referência técnica em campo o meia Vina, que segue no elenco para mais uma temporada. O objetivo é, claro, o título, até para evitar o pentacampeonato do rival Fortaleza. O time treina desde o dia 16 de dezembro.

Treino do Ceará, Vina e Pagnussat — Foto: Felipe Santos/Ceará

Iguatu

O Azulão quer surpreender mais uma vez. Se em 2022 chegou às semifinais do torneio ao passar pelo favorito Ceará, o Iguatu quer começar a competição com o objetivo de permanecer. Alcançado o primeiro, partirá em busca do sonho de ficar entre os quatro primeiros do torneio. O time é comandado pelo experiente Washington Luiz e conta com bons nomes de rodagem no futebol local, como Dico Quixadá, Luis Soares e Caxito. O time, com 30 atletas no plantel, se reapresentou no dia 19 de dezembro.

Iguatu treina para surpreender no Cearense 2023 — Foto: João Marcos Lima

Grupo B

O Tubarão da Barra se reforçou para a temporada 2023. Trouxe bons nomes como o do atacante Ciel, que será a principal referência do time no ataque. Buscando um título do estadual desde a última conquista (o bicampeonato em 1994 e 1995), o Ferrão já bateu na trave algumas vezes e quer surpreender nesta temporada. Sob o comando de Paulinho Kobayashi, o Ferrão corre por fora para superar as potências Vovô e Leão. Nos dois primeiros compromissos do ano, pela pré-Copa do Nordeste, duas vitórias nos pênaltis.

Ciel é a referência do ataque do Ferroviário — Foto: Lenilson Santos/Ferroviário

Fortaleza

Atual campeão, o Tricolor do Pici busca o inédito pentacampeonato cearense. Sob o comando de Juan Pablo Vojvoda, o Leão buscará mais uma conquista. Com muitas competições pela frente (estadual, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Série A e Libertadores), o Leão deve usar um time alternativo no início do estadual. O Leão se reforçou bem para a temporada, trazendo reforços, entre eles o ala Yago Pikachu, que voltou ao time após curta passagem pelo futebol japonês, e os experientes Bruno Pacheco e João Ricardo, ambos ex-Ceará. O time se reapresentou em 26 de dezembro.

Treino Fortaleza, Vojvoda — Foto: Mateus Lotif

Guarani de Juazeiro

O Leão do Mercado vem com objetivos modestos para a disputa do Campeonato Cearense. Enfrentando problemas financeiros, o time de Juazeiro quer apenas se manter na elite do futebol local para a próxima temporada. O time treina desde o dia 15 de dezembro.

Maracanã

Com 23 jogadores no elenco e sob o comando do técnico Júnior Cearense, o Maracanã tem objetivos modestos no estadual: conquistar uma vaga para disputar uma competição nacional ao fim do certame.

Pacajus

Comandado pelo técnico Cleiton Cearense, o Pacajus tem o objetivo de passar de fase. Alcançado o primeiro objetivo, o clube espera ficar entre os quatro primeiros do Cearense. A equipe teve cerca de 80% do elenco mantido para 2023. Entre os destaques, estão o lateral Ray Cardoso e o atacante Edson Reis. O time se reapresentou no dia 22 de dezembro.

Pacajus quer passar de fase no Cearense — Foto: Miguel Cortez/Pacajus