O Machida Zelvia, que vinha de três jogos sem vencer e tinha a liderança ameaçada, teve uma rodada dos sonhos neste fim de semana na J.League. Três dos principais concorrentes ao título - Kashima Antlers, Gamba Osaka e Vissel Kobe - somaram apenas um ponto, enquanto o Machida não só voltou a ganhar, como goleou o Júbilo Iwata por 4x0 diante da sua torcida, aumentando a vantagem para quatro pontos sobre o segundo colocado, que agora é o Sanfrecce Hiroshima. Os Arqueiros, por sua vez, estão embalados e conquistaram em Nagoya a quinta vitória consecutiva.
Foi a estreia de Yuta Nakayama (ex-Huddersfield), jogador de seleção japonesa que chegou ao Zelvia como contratação de peso e marcou seu primeiro gol já no quarto minuto, em escanteio batido pelo também recém-contratado Daiki Sugioka (ex-Shonan Bellmare). Nakayama se destaca pela polivalência e nessa primeira partida atuou como zagueiro ao lado do capitão Gen Shoji, substituindo o suspenso Ibrahim Drešević, mas ele também atua como lateral esquerdo e volante.
Erik, Kazuki Fujimoto e Shota Fujio completaram a goleada do Machida em cima de um impotente Júbilo Iwata que voltou para o Z-3 e ainda está na iminência de perder seu goleador - Ryo Germain, atual vice-artilheiro da J1, com 15 gols, teria aceitado uma proposta do Blackburn Rovers, da segunda divisão inglesa, mesmo time que acabou de contratar Yuki Ohashi do Sanfrecce Hiroshima.
O quarto gol do Zelvia ainda teve polêmica. Uma atitude que tem gerado reclamações dos rivais é que Fujio molha a bola antes de cobrar pênaltis. O atacante repetiu o ritual contra o Iwata, mas o árbitro Koji Takasaki percebeu e mandou trocar a bola antes da cobrança. Mesmo assim, Fujio venceu Eiji Kawashima e definiu a goleada do líder.
O empate no clássico entre Kashima Antlers e Urawa Reds ficou amargo para ambos. O Urawa teve um primeiro tempo melhor e o Kashima pressionou na segunda etapa, mas parou no goleiro Ayumi Niekawa, substituto do suspenso Shusaku Nishikawa que, aos 30 anos, disputava uma partida da J1 pela primeira vez na carreira.
Outro empate que não deixou ninguém satisfeito foi em Kansai, no "Hanshin Derby" entre Vissel Kobe e Gamba Osaka. Duas vezes o Vissel esteve à frente e duas vezes o Gamba foi buscar o empate, o último aos 50 do segundo tempo. Yuya Osako e Taisei Miyashiro, enfim recuperado de lesão, brilharam pelo lado do Kobe, enquanto Takashi Usami mostrou por que é chamado de "Kobe Killer", com um golaço e um passe "nojento" para começar a jogada do segundo gol, que terminou no chute de Isa Sakamoto desviado providencialmente por Shinnosuke Nakatani.
Pelo menos um clássico não terminou empatado. Em Kawasaki, o Frontale teve a sequência positiva de três vitórias seguidas interrompida diante do rival Yokohama F-Marinos em dia de grandes atuações defensivas no Tricolore, especialmente do goleiro William Popp, além dos zagueiros Eduardo e Shinnosuke Hatanaka. Teve também golaço de Takuma Nishimura e Anderson Lopes deixando o dele para chegar a 15 gols no campeonato. O Marinos vencia por 3x0 e só no finalzinho Erison descontou para o Golfinho, quebrando um jejum de gols que vinha desde a segunda rodada.
O Consadole Sapporo continua acreditando no milagre. O confronto direto contra o vice-lanterna Sagan Tosu foi um típico jogo do Consa de Petrovic (mas desta vez com final feliz). O time abriu 3x0 com apenas 16 minutos, quase sofreu o empate e só decidiu a parada aos 44 do segundo tempo, quando o recém-contratado serra-leonês Amadou Bakayoko converteu um pênalti e definiu o 5x3 no placar final. O tailandês Supachok Sarachat, de volta após dois meses lesionado, fez a diferença com gol e assistência. O faz-tudo Yoshiaki Komai também foi bem e marcou dois gols. Nas últimas cinco rodadas, a Coruja só perdeu uma vez e somou oito de 15 pontos possíveis. A diferença é de 10 pontos para o primeiro time fora do Z-3.
Apagão no Cerezo Osaka e hat-trick de Rafael Elias. Por incrível que pareça, teve mais um 5x3 na rodada. O Cerezo Osaka, que tinha ambições de título, sofreu um vexame em casa. O Kyoto Sanga, que tenta escapar do rebaixamento, deu um show de bola em pleno Yodoko Sakura Stadium. Abriu 3x0 em menos de meia hora, chegou a fazer 5x1 e só no final a Cerejeira diminuiu o prejuízo. Rafael Elias, que chegou ao Sanga mês passado emprestado pelo Cruzeiro, estava on fire e marcou três vezes, além de uma assistência. O atacante chegou a cinco gols em cinco jogos pelo novo clube. O Kyoto começou a rodada dentro do Z-3, mas subiu duas posições. Pelo lado do Cerezo, Vitor Bueno finalmente teve uma chance como titular e fez um golaço, além de que Léo Ceará marcou mais um para continuar isolado na artilharia do campeonato (agora com 17 gols), mas as fraquezas da defesa ficaram expostas como ainda não tinham sido na temporada e o time chegou a seis jogos sem vencer.
Resultados da 27ª rodada da J1:
(20º) Hokkaido Consadole Sapporo 5x3 Sagan Tosu (19º) (18.051)
(3º) Kashima Antlers 0x0 Urawa Reds (10º) (33.295)
(1º) Machida Zelvia 4x0 Júbilo Iwata (18º) (12.306)
(8º) FC Tokyo 0x0 Tokyo Verdy (12º) (39.921)
(13º) Kawasaki Frontale 1x3 Yokohama F-Marinos (6º) (22.850)
(17º) Shonan Bellmare 1x2 Kashiwa Reysol (15º) (11.618)
(14º) Nagoya Grampus 1x2 Sanfrecce Hiroshima (2º) (38.219)
(7º) Cerezo Osaka 3x5 Kyoto Sanga (16º) (19.019)
(5º) Vissel Kobe 2x2 Gamba Osaka (4º) (26.654)
(9º) Avispa Fukuoka 0x1 Albirex Niigata (11º) (8.524)