Após bater o recorde das Américas no arremesso de peso com a marca de 7.66m, a paratleta Wanna Brito conquistou mais um resultado impressionante estabelecendo a maior distância do continente no lançamento de club, com 26.38m. Agora, a medalhista de ouro dos Jogos Parapan-Americanos é a 1ª do ranking nas duas modalidades.
Wanna compete na classe F32 (atletas com paralisia cerebral) e na semana passada já tinha atingido a marca de 25.83m no 1ª Desafio CPB/CBAT. Neste domingo (04), ela voltou para competir na segunda edição e aumentou em 0.55m a marca pessoal. A amapaense é uma das esperanças de medalhas do Brasil nas Paralimpíadas de Paris, e os eventos fazem parte da preparação.
"O coração não me deixa largar de mão a vontade de vencer,. Obrigada papai do céu por me permitir fazer grandes resultados e continuar me dando força para trilhar essa linda história de superação", escreveu a campeã nas redes sociais.
Sobre a modalidade
O lançamento de club é uma modalidade específica do paratletismo para pessoas deficientes acometidos por paralisia cerebral, acidente vascular cerebral ou lesão medular. É praticado com um instrumento semelhante aos bastões utilizados na ginástica rítmica e o paratleta deve ficar sentado uma cadeira com altura máxima de 75 cm.
A estreia do esporte foi nas olimpíadas de 1960, porém foi retirado do programa feminino em 1992 , mas em Londres 2012 passou a ser reintegrado as provas da modalidade.
A competição
O Desafio CPB/CBAt de atletismo tem a finalidade de difundir e desenvolver a prática da modalidade entre atletas brasileiros com e sem deficiência. A competição é dirigida e organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Para ler mais notícias do estado, acesse ge.globo/ap.