Amapaense Breno Pinto é campeão brasileiro de Motovelocidade

Piloto conquistou pela primeira vez o título nacional, na temporada 2023. Vitória foi na categoria GP 1000 Open

Por Patrick Almeida, ge AP — Macapá


Amapaense Breno Pinto no 1º lugar da última prova do campeonato em Goiânia — Foto: Moto1000GP/Divulgação

O piloto amapaense Breno Pinto conquistou pela primeira vez o título brasileiro de Motovelocidade (temporada 2023). A vitória foi na categoria GP 1000 Open, após uma disputa emocionante, na última prova do campeonato, realizada no último domingo (12) no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia.

Integrante da equipe Pitico Race Team (PRT/M78 Yamaha Racing), Breno travou uma batalha acirrada contra o piloto mineiro Bruno 'Gibi' Carvalho (Dazzi Racing), que acabou em 2º lugar na soma dos resultados do ano. O amapaense ficou com 189 pontos no ranking contra 143 pontos de 'Gibi'.

Breno Pinto foi o piloto com melhor regularidade durante a temporada da Moto GP 1000 Open — Foto: Moto1000GP/Divulgação

A vitória de Breno na temporada veio com a regularidade durante as competições. Mesmo sentindo dificuldades na distância para realizar os treinamentos, o amapaense conquistou 2 vitórias na temporada e por três vezes subiu no pódio na segunda colocação.

"Esse título eu dedico a minha família e minha esposa que sempre me apoiaram mesmo considerando um esporte de alto risco. Sem deixar de dedicar ao Amapá que tenho orgulho de levar essa bandeira em todas as competições que participo. Mas quero aqui dedicar também essa vitória a dois companheiros de grid que infelizmente faleceram este ano na 4ª etapa que aconteceu em Cascavel/PR é que amavam esse esporte assim como eu amo. Érico Veríssimo e André Veríssimo", disse emocionado o piloto campeão.

Piloto Breno usa o número 44 na moto com as cores da bandeira do Amapá — Foto: Moto1000GP/Divulgação

Carreira

Breno Pinto está prestes a completar 10 anos no esporte. Em 2014, o piloto iniciou a trajetória na motovelocidade na categoria de 600cc e desde 2020 compete na 1000cc. Em 2020, o amapaense foi vice-campeão brasileiro e conquistou o título do campeonato mineiro.

"Tudo partiu de um sonho de criança. Onde sempre gostei de moto e a entrada nas competições foi algo que aconteceu inesperadamente. Simplesmente o talento foi me levando a isso mesmo com a dificuldade na distância onde todas as pistas estão distantes da região norte", comentou o campeão em entrevista ao GE Amapá.

Piloto amapaense Breno Pinto é um dos grandes nomes do esporte nacional — Foto: Moto1000GP/Divulgação

Para ler mais notícias do estado, acesse ge.globo/ap.