Manaus confirma participação na Copa Verde 2025; Amazonas analisa a permanência

Competição não dá mais vaga na 3ª fase da Copa do Brasil. Pela tabela, Gavião enfrenta o vecedor de Águia-PA x União–TO. Onça encara quem levar a melhor de Tocantinópolis x Independência-AC

Por Silvio Lima — Manaus, AM


A partir de 2025, a Copa Verde não dará mais vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil, o que daria direito a uma boa companhia em dinheiro. Apesar do fim desse atrativo, há equipes que devem continuar na disputa, como o Manaus.

De acordo com o presidente do Manaus, Giovanni Silva, independentemente da ausência da vaga, o time entrará, sim, na disputa em busca do primeiro título.

— Vamos pra cima mais do que nunca entrar pra brigar pelo título. Independentemente dessa mudança. Nosso foco é entrar para buscar o primeiro título da copa verde para prateleira do clube — disse Giovanni Silva.

Amazonas analisa permanência

A outra equipe amazonense que tem direto à vaga é o Amazonas, que ficou com o vice do estadual. O presidente da Onça-Pintada, Wesley Couto não confirmou a participação e se limitou a dizer que o clube "analisa a permanência".

Taça da Copa Verde 2024 — Foto: Staff Images/CBF

Copa Verde 2025

A Copa Verde 2025 tem início previsto para o dia 22 de janeiro do próximo ano, e terá Amazonas e Manaus como representantes do futebol amazonense. O torneio será divido em cinco fases, seguindo o mesmo formato deste ano. A primeira fase conta com 16 equipes sendo divididas em oito grupos com dois times em cada, realizando confrontos eliminatórios em partida única.

Na segunda fase, os times classificados enfrentarão, mais uma vez em jogos únicos, os oito times previamente classificados conforme o ranking da CBF. A partir da terceira fase, quando se iniciam as quartas de final, os duelos serão disputados em partidas de ida e volta.

A competição começa no dia (5) de fevereiro para os times amazonenses, com Amazonas e Manaus estreando em casa, na segunda fase, por serem melhores ranqueados. Atual campeão amazonense, o Manaus enfrenta o vencedor Águia de Marabá x União–TO. Já o Amazonas, encara o vencedor do duelo entre Tocantinópolis x Independência-AC.

Confrontos da Primeira Fase

Chave Norte

  • A1: Humaitá-AC x Trem-AP (Vencedor x Paysandu-PA)
  • A2: Águia de Marabá-PA x União-TO (Vencedor x Manaus-AM)
  • A3: Porto Velho-RO x GAS-RR (Vencedor x Remo-PA)
  • A4: Tocantinópolis-TO x Independência-AC (Vencedor x Amazonas-AM)

Chave Centro-Oeste

  • B1: Ceilândia-DF x Operário-MS (Vencedor x Atlético-GO)
  • B2: Brasiliense-DF x Capital-DF (Vencedor x Vila Nova-GO)
  • B3: União Rondonópolis-MT x Vitória-ES (Vencedor x Cuiabá-MT)
  • B4: Aparecidense-GO x Rio Branco AC-ES (Vencedor x Goiás-GO)