Seis partidas encerram na tarde desta quinta-feira a primeira fase do Campeonato Goiano de 2020. Estarão definidos depois que a bola parar de rolar os oito classificados para as quartas de final, os dois times que não vão nem avançar e nem serem rebaixados e os dois clubes que vão jogar a Divisão de Acesso em 2021.
O ge acompanha toda a rodada em Tempo Real a partir das 15h (de Brasília), com destaque para o clássico entre Vila Nova e Goiânia, que terá transmissão ao vivo direto do estádio Onésio Brasileiro Alvarenga.
Por causa da pandemia, o regulamento do Goianão 2020 foi alterado no que diz respeito às fases eliminatórias. Quartas de final, semifinal, e final serão disputadas em jogos únicos com mando da equipe de melhor campanha ao longo do Estadual.
Confira a seguir os jogos da 12ª rodada e a situação de cada clube:
Vila Nova x Goiânia
Sétimo colocado com 13 pontos, o Vila Nova precisa vencer para se garantir nas quartas de final. Com empate, o Tigrão escapa do rebaixamento, mas corre risco de perder duas posições e ficar fora da segunda fase. Se perder, o Vila será superado pelo próprio Goiânia e terá de torcer ou contra Iporá, ou contra Aparecidense ou contra Grêmio Anápolis para seguir fora da zona de rebaixamento.
O Goiânia, vice-lanterna com 11 pontos, escapa do rebaixamento em caso de vitória e ainda fica perto da classificação. Se empatar, o Galo terá de torcer para que o Grêmio Anápolis perca da Anapolina ou para que a Aparecidense perca do Jaraguá por oito gols de diferença para escapar do rebaixamento.
Crac x Atlético-GO
Líder com 26 pontos, o Atlético-GO já tem a primeira posição garantida e espera apenas a definição do oitavo colocado para saber contra quem jogará nas quartas de final, em casa.
Já livre do rebaixamento, o Crac, quinto colocado com 14 pontos, está bem perto da classificação e se garante na próxima fase com vitória ou empate, já que concorrentes diretos como Iporá e Anápolis se enfrentam. Se perder, o Leão do Sul pode cair quatro posições e ficar fora das quartas de final.
Goianésia x Goiás
Já garantidos entre os quatro melhores times da primeira fase, as duas equipes se enfrentam no Valdeir José de Oliveira, em Goianésia, brigando pela segunda colocação. O Goiás é o terceiro, com 19 pontos. O Goianésia é o quarto, com um ponto a menos. As duas equipes podem ultrapassar o vice-líder Jaraguá em caso de vitória. Independente do resultado, os dois clubes vão jogar em casa a partida das quartas de final.
Aparecidense x Jaraguá
Com 12 pontos e na nona colocação, a Aparecidense garante a classificação se vencer a partida que será disputada no Antônio Accioly, em Goiânia, pois ultrapassará Iporá ou Anápolis, que se enfrentam em Iporá.
Se empatar, o Camaleão teria remota chance de classificação: teria que torcer por derrota do Iporá para o Anápolis e torcer para que o Grêmio Anápolis não derrotasse a Anapolina. Como Vila Nova e Goiânia se enfrentam, a Aparecidense ou se mantém à frente do Goiânia ou ultrapassa o Vila no saldo de gols ou no número de gols marcados em caso de empate.
Se perder, a Aparecidense não se classifica e teria que torcer para que ou Grêmio Anápolis ou Goiânia não vençam na rodada para escapar do rebaixamento. Existe a chance de o Grêmio ultrapassar a Aparecidense com um empate, pois a diferença no saldo entre ambos é de apenas três gols. No entanto, a diferença para o Goiânia é de sete gols de saldo, o que torna inviável ao Goiânia ganhar esta posição somando apenas um ponto – nesse caso a Aparecidense teria que perder para o Jaraguá por oito gols de diferença.
Se Grêmio Anápolis e Goiânia vencerem e a Aparecidense perder, o Camaleão estará rebaixado para a Divisão de Acesso.
Iporá e Anápolis
Os dois times estão na faixa de classificação, mas correm riscos. O Anápolis, sexto colocado com 14 pontos, não pode mais cair para a Divisão de Acesso, porém, não tem presença nas quartas de final garantida. O Galo da Comarca precisa de um empate.
Se perder, o Anápolis será ultrapassado pelo próprio Iporá, por Vila Nova ou Goiânia e terá de torcer por estes dois resultados para se classificar: não vitória da Aparecidense sobre o Jaraguá; e não vitória do Grêmio Anápolis sobre a Anapolina.
O Iporá, oitavo colocado com 13 pontos, tem situação bastante indefinida. Se vencer, o Lobo Guará se garante nas quartas de final. Se empatar, o time evita o rebaixamento, mas pode sair da faixa de classificação. Nesse caso, o Iporá teria que torcer por não vitória da Aparecidense contra o Jaraguá e para que o Grêmio não vença a Anapolina pra garantir sua classificação.
Se perder, o Iporá corre o risco de cair três posições e ser rebaixado, mas também pode se classificar, desde que a Aparecidense perca para o Jaraguá e o Grêmio Anápolis não vença a Anapolina. Em caso de vitória do Goiânia sobre o Vila Nova, o Iporá poderia ultrapassar o Vila mesmo perdendo, desde que a diferença entre os clubes no saldo de gols fosse compensada - hoje é favorável ao Vila em um gol.
Anapolina x Grêmio Anápolis
Com apenas sete pontos e na última colocação, a Anapolina já está rebaixada.
O Grêmio, por sua vez, está em 10º, com 11 pontos. Se perder, o time terá de torcer para o Goiânia perder do Vila Nova para não ser rebaixado. Se empatar, o Grêmio ainda continua com muito risco de queda e teria que torcer para que o Goiânia não vencesse o Vila Nova ou para que a Aparecidense perdesse para o Jaraguá por quatro ou mais gols de diferença.
Se vencer, o Grêmio Anápolis passa a ter boa chance de classificação, pois já ganharia pelo menos uma posição: ou a do Anápolis ou a do Iporá, que se enfrentam. Além disso, o Grêmio teria que torcer por outro resultado: ou não vitória da Aparecidense sobre o Jaraguá, ou não vitória do Vila Nova sobre o Goiânia, desde o Goiânia não tire a diferença de quatro gols de saldo em relação ao Grêmio.
Veja também