Paredão! Veja defesas de Willian que salvaram o Brasil na final da Copa do Mundo de Futsal
O domingo foi de festa para a seleção brasileira de Futsal, que venceu a Argentina por 2x1 na final da Copa do Mundo e conquistou o hexacampeonato, em competição realizada no Uzbequistão.
Após a vitória, os brasileiros que participaram da conquista admitiram o sonho de ver a modalidade nas Olimpíadas. Na última semana, a FIFA revelou que vai entrar com um pedido no Comitê Olímpico Internacional para que o futsal e o futebol de areia sejam incluídos no megaevento.
- É nosso sonho o futsal estar nas Olimpíadas. Eu não acho que o Mundial (de futebol) vai perder força, sua grandeza, seu brilho. Acho que dá para conciliar os dois. É muito diferente do futebol. O futebol realmente é diferente, tem sua grandeza e aí a Fifa bloqueia um pouco no sub-23. Eu acho que o futsal precisa ser visto. Acho que o futsal jogado novamente na categoria de base, porque perdemos um pouco isso. Um não vai tomar o espaço do outro, dá pra jogar os dois e só tende a crescer a modalidade - disse Marcel, artilheiro da Copa do Mundo.
O também ala Leandro Lino ressaltou a popularidade do esporte no Brasil, e aposta em sua inclusão no programa olímpico para que se desenvolva ainda mais.
- A gente está torcendo pra que isso tudo dê certo, da importância disso pra modalidade. Eu acho que o futsal é o esporte mais jogado no Brasil. Em qualquer lugar, em qualquer comunidade tem uma quadra de futsal com a molecada jogando. Então espero que isso não fique só no papel e continue para a modalidade continuar crescendo.
Comandante da seleção na conquista do hexa, o técnico Marquinhos Xavier comemorou o pedido da FIFA, destacando a importância da modalidade no país.
- Eu acho o movimento importante. Pela primeira vez na história a gente vê o envolvimento institucional, a Fifa dando esse passo. Eu acho que esse passo acontece porque é um movimento mundial. Ele acontece pelo impacto que o esporte causa na vida das pessoas, e principalmente, o impacto social. Quando você pega o futsal que é praticado no nosso país por mais de 15 milhões de pessoas, é a modalidade que está mais presente em projetos sociais, em ONGs, é um esporte que acessa as escolas e universidades, então entendemos que ele é um fenômeno global. É um esporte que dá para ser replicado em todos os países do mundo. O futsal não é um apêndice do futebol. Ele é um esporte com identidade própria e ele merece o respeito da Fifa e todos os órgãos, inclusive do COI.
Veja também