Como Cuello superou má fase e se tornou decisivo no Athletico
Cuello é o plano A do Vasco nesta janela de transferências. O atacante do Athletico Paranaense se tornou a prioridade para o ataque em São Januário nas buscas no mercado para o início da temporada de 2025.
O clube busca resolver um problema na formação do elenco na ponta esquerda. Desde a criação da SAF, o Vasco já teve Gabriel Pec, Palacios, Serginho, David, Emerson Rodríguez e Jean David na posição.
Além de Gabriel Pec, revelado no clube e vendido no início de 2024, somente David se firmou na posição. No entanto, o atacante se lesionou e desfalcará o Vasco até o segundo semestre de 2025. No fim da temporada, a equipe sofreu para encontrar um substituto e terminou a temporada abandonando o esquema de dois pontas para utilizar dois atacantes e um meio mais preenchido.
Jean David ainda não convenceu no Vasco, e Emerson Rodríguez perdeu espaço após a saída de Rafael Paiva e terminou o ano em baixa. Serginho, emprestado ao Criciúma, retornará a São Januário em 2025, mas não faz parte dos planos do clube.
Cuello preenche os requisitos do Vasco para a posição. O atacante é visto como um jogador de velocidade, com drible e finalização — característica que falta ao elenco. Além disso, o argentino tem experiência no futebol brasileiro, com cinco temporadas entre Bragantino e Athletico-PR.
Apesar do rebaixamento do Athletico, Cuello terminou a temporada valorizado no mercado e no clube. Depois de ficar entre fevereiro de 2023 e junho de 2024 sem marcar um gol, Cuello encerrou o jejum contra o Criciúma, no dia 13 de junho, e depois marcou quatro vezes no segundo semestre da temporada.
Este foi o melhor ano do jogador em números na carreira: foram 18 participações em gols — com cinco bolas na rede e 13 assistências — em 61 partidas pelo Athletico na temporada. No vídeo em destaque da matéria, há uma reportagem de novembro sobre como Cuello superou os problemas no Athletico e terminou o ano sendo um dos destaques da equipe.
A versatilidade do atacante também chama atenção. Cuello é ponta-esquerda, mas também já atuou na direita. O argentino também se destaca pela ajuda na marcação com recomposição na defesa. No ano passado, o atacante foi bastante utilizado pelo técnico Wesley Carvalho na lateral direita.
A negociação
Para ter Cuello, o Vasco estaria disposto a envolver o zagueiro Léo e mais um valor em dinheiro, proposta que num primeiro momento agradou a diretoria do Athletico. O jogador argentino de 24 anos tem contrato com o clube paranaense até dezembro de 2025.
O Athletico demonstrou interesse, antes do fim do Brasileirão, na contratação de Léo. O rebaixamento do clube afetou o rumo das conversas, mas os clubes ainda consideram a possibilidade de fechar a troca. A dívida pelo empréstimo de Hugo Moura atrapalha porque o Vasco ainda não acertou o valor que deveria pagar em abril pelo empréstimo do volante.
Assista tudo sobre o Vasco no ge, na Globo e no SporTV:
Veja também