Depois de uma longa espera, o Fluminense, enfim, oficializou a contratação do lateral-esquerdo argentino Fabian Monzón. Aos 25 anos, ele chega por empréstimo do Lyon, da França. A demora do anúncio foi por motivos de precaução do departamento médico tricolor. Desde o início da semana no Rio de Janeiro, o jogador precisou passar por várias baterias de exames por apresentar uma anomalia de nascença no coração e o clube ainda consultou especialistas em cardiologia esportiva do Brasil antes de sacramentar a contratação. O novo reforço já será apresentado junto a Felipe, na manhã deste sábado, às 11h, nas Laranjeiras.
Monzón tem uma diferença na válvula aórtica do coração. Ele possui apenas duas entradas para a passagem do sangue, quando o normal seriam três. Mas o problema não impede que o atleta pratique um esporte de alto rendimento, tanto que ele foi recentemente comprado pelo Lyon por 3 milhões de euros (aproximadamente R$ 8 milhões). O contrato de empréstimo com o Tricolor terá duração até o fim de 2013 e com valor do passe fixado. Há uma cláusula que permite a liberação do jogador no meio do ano, caso surja alguma proposta. Mas, pelo acordo, o próprio Fluminense terá o direito de cobrir a suposta oferta se desejar.
O canhão de Monzón: lateral tem uma bomba na perna esquerda... Veja os gols!
Revelado pelo Boca Juniors em 2008, Monzón tem passagem pelas seleções de base - ganhou a medalha de ouro no futebol nas Olimpíadas de Pequim ao lado de Messi, Riquelme e Agüero - e principal da Argentina. Era ainda nome certo na Copa do Mundo de 2010, mas ficou fora da lista final de Maradona por causa de uma lesão muscular. O lateral já defendeu também o Bétis (Espanha) e o Nice (França). O argentino é o quarto reforço confirmado pelo Fluminense para a temporada. Antes dele, foram anunciados o meia-atacante Rhayner, o lateral-direito Wellington Silva e o apoiador Felipe.
Confira a ficha técnica do jogador:
Nome: Luciano Fabian Monzón
Nascimento: 13/04/1987, em Rosário, na Argentina
Idade: 25 anos
Peso e altura: 1,79m e 75kg
Clubes na carreira: Boca Juniors (2008 e 2009/11), Bétis (2008/09), Nice (2011/12) e Lyon (2012/13)