Veja entrevista com Ricardo Lomba, eleito presidente do Conselho Deliberativo do Flamengo
A oposição do Flamengo deu mais um passo na gestão do clube. Ricardo Lomba foi eleito presidente do Conselho Deliberativo rubro-negro para o próximo triênio, de 2025 a 2027. A votação aconteceu nesta segunda-feira na Gávea, entre 8h e 21h, e Lomba recebeu 943 votos, superando Álvaro Ferreira, que somou 171 votos (a atual gestão do presidente Rodolfo Landim não apoiou nenhum dos dois candidatos). Houve ainda dois votos nulos e dois brancos.
- Sei da responsabilidade que é assumir um conselho dessa importância. Agradeço aqui ao Bap que me apoiou desde o início, foram vários grupos de apoio, e isso é muito importante, porque conseguimos unir grupos de todos os seguimentos do Flamengo. Isso cria um ambiente político bom para a gente ter um Conselho Deliberativo mais leve, mais plural e mais participativo. Conto com o apoio de todos os conselheiros. Agradeço ao (Marcos) Mangin (coordenador de campanha), que liderou esse ambiente - declarou Lomba.
O vencedor recebeu o apoio de Bap, presidente eleito pelo clube na semana passada. A eleição do Conselho Deliberativo foi um dos focos do mandatário e seus pares nos últimos dias. A vitória de Lomba era considerada fundamental para os planos da nova diretoria do clube, tanto que Bap e seu vice-presidente geral, Flávio Willeman, marcaram presença na apuração de noite.
O principal foco da diretoria, que toma posse nesta quarta-feira, é a reforma do Estatuto. Bap entende que, para profissionalizar o clube, terá que derrubar a obrigatoriedade de nomeação de vice-presidentes. A ideia é encaminhar ao Conselho Deliberativo uma proposta de reduzir os dirigentes amadores. Ele terá o apoio de Lomba para isso.
Graduado em engenharia elétrica e pós-graduado em direito tributário e finanças públicas, Ricardo Lomba, de 56 anos, é funcionário da Receita Federal e atua como Inspetor-Chefe na Alfândega do Rio de Janeiro. Ele já foi vice-presidente do Conselho Deliberativo e chegou a ocupar a vice-presidência de futebol na segunda gestão de Eduardo Bandeira de Mello.
Lomba ainda concorreu com Rodolfo Landim à presidência do Flamengo em 2018. O vice da chapa eleita para o Conselho Deliberativo é Silvio Bastos, advogado e procurador da Fazenda Nacional.
Votam nas eleições do Conselho Deliberativo os sócios eméritos, beneméritos, grandes beneméritos, remidos, laureados natos e proprietários. Entre as funções do órgão estão avaliar o balanço anual do Flamengo, fazer cumprir o orçamento aprovado e promover votações de assuntos importantes para o clube, como contratos de patrocínios, uniformes do futebol e mudanças de estatuto. Cabe ao órgão também assuntos secundários, como a emissão de títulos de sócio-proprietário que podem ser colocados à venda, a autorização para aquisição e venda de imóveis e investimentos em obras.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv
Veja também