TIMES

Por Letícia Marques e Thiago Lima — Rio de Janeiro


Gabigol segue treinando enquanto Fla aguarda notificação do CAS

Gabigol segue treinando enquanto Fla aguarda notificação do CAS

O Flamengo se reapresentou na manhã desta quinta-feira, no Ninho do Urubu, com Gabigol à disposição. O atacante treinou normalmente. Ainda sem ser intimado pela Corte Arbitral do Esporte (CAS) sobre a queda do efeito suspensivo do atleta, o clube mantém a programação e planeja relacioná-lo para viajar a Brasília, onde no sábado o time enfrenta o Criciúma às 16h, no Mané Garrincha, pela 18ª rodada do Brasileirão.

Gabigol voltou a ser o assunto principal do Flamengo nesta semana, desta vez pela anulação do processo no CAS por falha na intimação à União Federal (o fato faz com que o julgamento precise ser reiniciado e, com isso, o efeito suspensivo obtido anteriormente perde sua validade). A decisão foi tomada em reunião na última-terça-feira, e as partes tomaram ciência extraoficialmente. Porém, até o momento não houve notificação oficial.

Gabigol e Ayrton Lucas em treino no Flamengo — Foto: Gilvan de Souza / CRF

A União pediu o reinício do processo com a alegação de que não foi devidamente notificada e, por isso, não indicou um árbitro para o julgamento — os outros são indicados por Gabigol e pelo CAS. O governo brasileiro é parte do caso porque o exame antidoping surpresa que causou o processo foi realizado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), órgão vinculado ao Ministério do Esporte, assim como o Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD), que suspendeu o atleta.

Entenda o caso

Em 25 de março, o atacante do Flamengo pegou dois anos de suspensão por tentativa de fraude em exame antidoping, em julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD). Por previsão do regulamento antidopagem, a pena começou a valer em 8 de abril de 2023, quando foi realizada a coleta de exames no CT, ainda que o jogador estivesse em atividade no último ano.

Flamengo garante Wesley até dezembro de 2028

Flamengo garante Wesley até dezembro de 2028

Pouco mais de um mês depois da suspensão, em 30 de abril, a defesa do atleta conseguiu o efeito suspensivo no CAS. O julgamento presencial do jogador, na Suíça, foi adiado em junho por um pedido da União Federal, que é parte do processo e alegou que não foi devidamente notificada e, por isso, não indicou um árbitro para o julgamento. O órgão federal solicitou o adiamento do julgamento, e o CAS acatou.

Agora, para dar continuidade ao caso, o CAS anulou o processo como um todo e, consequentemente, o efeito suspensivo perderá a validade quando as partes forem comunicadas. A defesa aguarda a notificação para dar entrada no pedido.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Veja também

Mais do ge