Suspenso por dois anos por tentar fraudar exame antidoping, Gabigol vive o último ano de contrato com o Flamengo. A renovação é pauta no clube há mais de um ano e foi assunto interno em um grupo da base política do presidente Rodolfo Landim.
Veja imagens do El Campín, palco da estreia do Flamengo na Libertadores
A forma como Landim tratou a renovação de Gabigol em entrevista concedida à CBN no último domingo gerou questionamentos de seus aliados. À rádio, o presidente comentou que deixaria a resolução do tema para o final da temporada mesmo com o risco de perder o atacante de graça - ele pode assinar pré-contrato com outra equipe a partir de julho.
Em um grupo de WhatsApp, um aliado criticou a declaração. Acusou o presidente de abrir mão de Gabigol e de colocar a responsabilidade no jogador. Pouco tempo depois, Landim respondeu - como revelado pela jornalista Raisa Simplicio. O ge também teve acesso ao texto escrito pelo dirigente:
- Não estamos abrindo mão, só não seremos reféns de um valor qualquer arbitrado por ele, muito acima do mercado que ele tem para renovar. Foi esta a principal razão pela qual não renovamos no passado. E nenhum jogador perderá mais se não tiver o contrato renovado do que ele exatamente por ser um grande ídolo. Perda de imagem que terá e se refletirá por toda a sua vida será brutal, não tenho dúvida disso.
Internamente, a direção rubro-negra entende que a renovação de Gabigol vai pautar o ano eleitoral do Flamengo. O assunto é debatido pelos grupos aliados ao presidente e também pela oposição, que ainda se organiza para lançar o candidato.
A negociação, porém, ganhou um novo capítulo após a condenação por dois anos de suspensão pela tentativa de fraude de exame antidoping. O clube tenta um efeito suspenso junto ao CAS para poder contar com Gabigol enquanto aguarda o julgamento na Suíça.
Entenda negociação entre Gabigol e Flamengo
A renovação de contrato foi alinhada em outubro de 2023, mas não chegou a ser assinada. O acordo era de um novo vínculo até dezembro de 2028 e com valorização salarial, visto que Gabigol não recebeu aumento desde a compra em definitivo em janeiro de 2020.
As condições, porém, não foram bem vistas por uma ala da diretoria rubro-negra, principalmente pelo tempo de contrato devido à performance do atleta em 2023. Na ocasião, Landim não deu ok para a renovação e defendeu a espera da temporada de 2024 para analisar o jogador.
Apesar disso, uma ala da diretoria rubro-negra acredita que haverá um desfecho positivo entre as partes. Gabigol ficará livre a partir do meio do ano e poderá assinar um pré-contrato.
Gabigol, de 27 anos, está no Flamengo desde 2019 e soma 278 jogos, 155 gols e 11 títulos: três Campeonatos Cariocas (2019, 2020 e 2021), dois Brasileiros (2019 e 2020), duas Libertadores (2019 e 2022), duas Supercopas do Brasil (2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2022) e uma Recopa Sul-Americana (2020).
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv
Veja também