TIMES

Por Gabriel Duarte — de Belo Horizonte


Ele retornou ao Cruzeiro há pouco mais de dois meses, mas só nesta semana foi reapresentado. Ex-diretor de futebol na campanha dos títulos do Brasileirão de 2013 e 2014 e agora CEO do clube, Alexandre Mattos chegou com a missão de reposicionar o time no cenário nacional, "parar de fazer o torcedor sofrer" e revelou os objetivos do time neste ano.

Diretoria do Cruzeiro fala sobre contratações e briga por títulos em 2024

Diretoria do Cruzeiro fala sobre contratações e briga por títulos em 2024

- O Cruzeiro tem o foco de avançar o máximo possível. Teremos um adversário dificílimo na Sul-Americana, seja Del Valle ou Boca Juniors. O Cruzeiro vai com muita força para avançar e, quem sabe, ser campeão. No meu primeiro momento de vestiário, lembrei que em 1997 o Cruzeiro não ganhou os três primeiros jogos, ganhou os demais, classificou o foi campeão. Vamos trabalhar para isso.

No Campeonato Brasileiro, Mattos mantém o posicionamento do time finalizar a competição melhor do que no ano anterior, quando lutou contra o rebaixamento e terminou em 14ª lugar.

- No Brasileiro, acredito que estejamos fazendo um campeonato muito bom, não só pelos resultados, mas pelos jogos. Até quando perdemos... óbvio que ficamos chateados, mas poderíamos ter sorte melhor. Alguns fatores levaram à derrota, além do mérito adversário. O Cruzeiro vem forte, pensando grande, sabendo que tem uma etapa a ser cumprida, com mudança da gestão, do planejamento. O Cruzeiro forte é difícil de ser enfrentado.

Contratações

Antes da primeira coletiva na nova função, Alexandre Mattos fechou a contratação de sete jogadores: o goleiro Cássio, o zagueiro Jonathan Jesus, os volantes Fabrício Peralta, Matheus Henrique e Walace, e os atacantes Kaio Jorge e Lautaro Díaz.

- Os jogadores que chegaram vão participar de um processo de adaptação, de treinos físicos. São jogadores que estão no auge de idade, maturidade mental e física. São titulares das equipes. O Cruzeiro foi cirúrgico para alavancar o projeto. Nosso elenco, comissão e demais profissionais estão desempenhando um trabalho muito bom.

- O Lautaro é um jogador que joga praticamente em todas as funções. O Kaio e o Rafa Silva podem jogar junto com o Dinenno ou não. Temos Arthur, Robert, Veron... O Cruzeiro está bem servido. Quando fizemos opção do Kaio foi por ser um jovem e com opção enorme de crescimento. O Dinenno fez uma cirurgia para três meses, e nós estamos tentando antecipar. Logo depois, o Rafa machucou. É o futebol brasileiro, com muitos jogos e viagens, campos que nem sempre são os melhores. Precisamos de um elenco qualificado, com jogadores que atuem em mais de uma função, dando opção ao treinador.

Pedro Lourenço apresenta Alexandre Mattos e Pedro Junio no Cruzeiro — Foto: Gabriel Duarte

O dirigente reforçou que o time não vai mais contratar para a atual temporada. Mattos afirmou que o clube passou por reestruturação e buscou atletas que qualificasse o elenco e que o Cruzeiro ficasse forte para o mercado.

- Estamos muitos felizes de ver que o Cruzeiro resgatou o respeito do mercado, dos adversários, da mídia. É o Cruzeiro que nós conhecemos: protagonista e brigando por coisas importantes. Não é da noite para o dia, é importante o torcedor entender.

- Não é porque o Pedro (Lourenço) está aqui que o Cruzeiro tem dinheiro ilimitado. O Cruzeiro tem uma pessoa séria, que vai dar credibilidade . Vamos honrar os compromissos, mas o Cruzeiro não é limitado. O Pedro não vai jorrar dinheiro aqui dentro. O Cruzeiro vai trabalhar com muita responsabilidade nessa questão

Fernando Seabra

O treinador do Cruzeiro, Fernando Seabra foi contrato na reta final do Campeonato Mineiro, ainda na gestão de Ronaldo Fenômeno. Alexandre Mattos elogiou o comandante e afirmou que o técnico está sendo avaliado e que o retorno tem sido positivo.

- A avaliação é no dia a dia, em todos os sentidos. Treinamentos, palestras, vestiários, preleção. Avaliação normal. Um treinador que tem identificação forte aqui dentro, com os funcionários. Pedrinho fez questão de ligar para ele e dar tranquilidade. As coisas estão caminhando muito bem. Ele vem desempenhando um trabalho muito bom, e os resultados mostram isso. Domingo, por exemplo, perdemos e não queríamos, claro, mas fizemos um bom jogo. O tempo e o trabalho mostram para a gente como vamos analisando. Neste momento é satisfatório, vamos seguir em frente.

Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv

Veja também

Mais do ge