TIMES

Por Redação do ge — Rio de Janeiro


Retrospectiva de 2024: Botafogo enterra 2023 com temporada épica

Retrospectiva de 2024: Botafogo enterra 2023 com temporada épica

O presente de Natal para o Botafogo veio antes de 25 de dezembro em 2024. Foram dois títulos conquistados em nove dias, mas os contextos que cercam as conquistas fazem esta "epopeia" ter, na verdade, 13 dias.

O período inicia nebuloso. O Alvinegro vinha de três empates seguidos no Brasileiro e a vantagem para o Palmeiras na liderança que era de seis pontos fora igualada. O próximo jogo? Um confronto direto justamente contra o Alviverde no Allianz Parque.

Tudo começa quando Artur Jorge convoca uma coletiva de imprensa no Estádio Nilton Santos. Não era uma prática comum, já que o treinador geralmente falava apenas após os jogos - como é de praxe em todos os clubes do Brasil.

Artur usou o espaço para passar recados antes da semana mais importante da história do clube. Após o Palmeiras, o time tinha pela frente o Atlético-MG pela final da Conmebol Libertadores.

- Eu falo muito mais daquilo que é comportamento e falo muito bem. Já falei sobre esse novo rival mais próximo, que será o Palmeiras, o primeiro. Nós temos quatro finais pra disputar, que sabemos que serão importantíssimas para todos nós. Esta primeira, por ter um caráter decisivo. Em relação ao Palmeiras, nós já fomos campeões este ano, nós já deixamos de ser campeões, nós já fomos favoritos, nós já deixamos de ser favoritos... Nós já tivemos tudo que isso nunca foi pensado e nem falado por nós. Veio sempre de fora a informação e veio sempre de fora aquilo que era um julgamento sobre esta equipe. E esta equipe tem se mantido sempre muito estável emocionalmente. Se nesta altura, porque tivemos três empates que nos fizeram deixar com que eles se aproximassem, ótimo também. Nesta altura já acabou o fantasma do aniversário que se aproxima, ninguém vai atrás de ninguém. Nesta altura, estamos iguais para disputar um jogo que fará a diferença na disputa do título.

Confira a íntegra da coletiva de Artur Jorge, técnico do Botafogo

Confira a íntegra da coletiva de Artur Jorge, técnico do Botafogo

Não há a resposta se a coletiva influenciou positivamente os jogadores de alguma forma, mas o Botafogo foi superior ao Palmeiras no Allianz Parque, venceu o rival por 3 a 1 e saiu de São Paulo na liderança do Campeonato Brasileiro.

Os dez do Monumental

O time viajou diretamente a Buenos Aires, palco da final da Libertadores. Foram quatro dias de imersão no jogo contra o Atlético-MG por parte da torcida do Botafogo, que invadiu a capital argentina e foi maioria no Estádio Monumental.

Em campo, Gregore foi expulso com 30 segundos de jogo após uma entrada em Fausto Vera. O time de Artur Jorge se reorganizou sem fazer nenhuma substituição e, mesmo atuando com um a menos durante todo o jogo, venceu por 3 a 1 e foi campeão.

Atlético-MG 1 x 3 Botafogo | Melhores Momentos | Final | Taça Libertadores 2024

Atlético-MG 1 x 3 Botafogo | Melhores Momentos | Final | Taça Libertadores 2024

O elenco festejou durante a noite em Buenos Aires, viajou na manhã de domingo e chegou no começo da tarde no Rio de Janeiro. Os jogadores foram recebidos por um trio elétrico e comemoram na praia de Botafogo com a torcida.

Título brasileiro

A festa no trio elétrico foi interrompida por volta de 20h por Artur Jorge. O motivo? Três dias depois o Botafogo enfrentaria o Internacional no Beira-Rio pela 37ª rodada do Brasileirão.

O Alvinegro bateu o Colorado por 1 a 0 em Porto Alegre e só não foi campeão com uma rodada de antecedência porque o Palmeiras venceu o Cruzeiro com um gol de Estêvão nos minutos finais. O título ficou para a última rodada, contra o São Paulo, no Estádio Nilton Santos - triunfo por 2 a 1 e outra festa no Rio de Janeiro.

Botafogo Campeão brasileiro 2024 Taça troféu Marçal — Foto: Buda Mendes/Getty Images

A linha do tempo do Botafogo

  • 25/11: Artur Jorge dá coletiva e time viaja para São Paulo com festa da torcida no Estádio Nilton Santos
  • 26/11: vitória por 3 a 1 sobre o Palmeiras pelo Brasileirão
  • 27/11: chegada em Buenos Aires para a decisão da Libertadores
  • 30/11: vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-MG e título da Libertadores
  • 01/12: elenco festeja título da Libertadores em Botafogo
  • 04/12: vitória por 1 a 0 sobre o Internacional pelo Brasileirão
  • 08/12: vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo e título do Brasileirão

Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv

Veja também

Mais do ge