TIMES

Por Ronald Lincoln — Rio de Janeiro


João Paulo Magalhães é o novo presidente do Botafogo. O empresário vai comandar o clube associativo de 2025 até o fim de 2028. Na eleição desta quinta-feira, ele venceu o atual vice-presidente Vinícius Assumpção.

De 95 ao título da Libertadores, uma jornada pelas últimas três décadas do Botafogo

De 95 ao título da Libertadores, uma jornada pelas últimas três décadas do Botafogo

João Paulo recebeu 573 votos contra 399 de Vinícius. Foram cinco votos brancos e 10 nulos.

- Uma grande honra ser esclhido presidente do Botafogo. Uma responsabilidade imensa. Quero dizer à toda a torcida do Botafogo que tudo que eu puder fazer para apoiar o Textor e a SAF, farei. Sou um soldado do Botafogo e vou proteger o futebol sempre - disse João Paulo, em seu primeiro discurso como presidente eleito.

- Estou aqui para cuidar do social e estou à disposição do John Textor para o que ele me acionar. Fui gestor do futebol do Boavista por um bom tempo e me orgulho disso. Se o Johm Textor quiser minha ajuda para qualquer coisa, seja para trocar o pneu do carro na rua às 3h da manhã, pode me acionar, porque estou aqui para ajudar - completou.

João Paulo Magalhães é eleito presidente do Botafogo — Foto: Ronald Lincoln

Minutos após o resultado da eleição, Textor publicou em uma rede social. uma foto com João Paulo, Durcesio e Montenegro. No post, o proprietário da SAF alvinegra parabenizou o novo dirigente que, segundo ele, "agora faz parte de uma orgulhosa e gloriosa tradição de liderança".

- Sei que você está pronto para o desafio. Vamos buscar troféus juntos - continuou Textor.

Textor parabeniza João Paulo por eleição no Botafogo — Foto: Reprodução: Instagram

Com o futebol alvinegro sob comando do americano John Textor, caberá a João Paulo ficar responsável pelo clube social e pelos esportes olímpicos do Botafogo. O novo presidente também terá o poder de designar o representante da associação na SAF em maio de 2026. Até lá, Durcesio de Melo cumprirá seu mandato no posto. André Silva foi eleito vice-presidente.

- O Botafogo tem muitos desafios. O principal é a reforma do Mourisco Mar, que é um aparelho muito importante, uma piscina linda, maravilhosa, de frente para o Pão de Açúcar. O clube vive uma renovação nos Esportes Olímpicos, mandou oito atletas para as últimas Olimpíadas. A gente vai continuar trabalhando e investindo para aumentar o projeto - explicou.

A eleição foi realizada de forma híbrida, com votos presenciais ou virtuais. Os alvinegros que compareceram à sede de General Severiano não enfrentaram filas e votaram de forma tranquila. Figuras importantes da história do clube marcaram presença. Entre eles, os ex-jogadores Paulo Cesar Caju, Jairzinho, Donizete Pantera, além dos ex-presidentes Nelson Mufarrej e Carlos Augusto Montenegro.

João Paulo fez parte da chapa “Os escolhidos” e contou com o apoio do presidente Durcesio de Melo. A chancela do atual mandatário teve grande peso, considerando que Durcesio encabeçou o processo da criação da SAF e a venda para o americano John Textor que, em poucos anos, rendeu ao Alvinegro resultados expressivos, com a conquista do Brasileirão e da Libertadores deste ano.

João Paulo Magalhães é eleito presidente do Botafogo — Foto: Ronald Lincoln

-O Botafogo vive uma renovação nos Esportes Olímpicos, mandou oito atletas para as últimas Olimpíadas. A gente vai continuar trabalhando e investindo para aumentar o projeto.

O Botafogo tem muitos desafios. O principal, é A reforma do Mourisco Mar, que é um aparelho muito importante, uma piscina linda, maravilhosa, de frente para o Pão de Açúcar.

Mesmo antes de entrar para a política alvinegra, João Paulo já era uma figura de relevância no futebol carioca. Em 2004, sua família, a tradicional Magalhães Lins, adquiriu o comando do Boavista, de Saquarema, e, em 2012, João Paulo se tornou o gestor principal.

O investimento, para um time pequeno, foi alto. A equipe de Saquarema rapidamente ascendeu à primeira divisão estadual, e se notabilizou por contratar medalhões do futebol brasileiro, como Carlos Alberto, ex-Porto, o goleiro Felipe, ex-Corinthians e Flamengo, Rafael Marques, ex-Botafogo, e outros.

Quem é Iker Muniain, meia alvo do Botafogo

Quem é Iker Muniain, meia alvo do Botafogo

João Paulo também chamava a atenção por chegar a partidas de sua equipe de helicóptero, pousando no centro do campo. Recentemente, o controle do Boavista foi negociado com outros investidores.

Não foi a primeira tentativa de João Paulo de fazer parte da política alvinegra. Em 2014, sua participação em uma chapa de Durcesio de Melo foi cogitada. Mas o grupo não chegou a oficializar a candidatura. Dez anos depois, a parceria da dupla deu resultados.

Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv

Veja também

Mais do ge