TIMES

Por Giba Perez — Rio de Janeiro


O Botafogo tem negociações em andamento com o espanhol Quique Setién para o cargo de treinador, em aberto desde o dia 22 de fevereiro com a demissão de Tiago Nunes. O ex-Barcelona é um dos nomes que agrada John Textor, sócio majoritário da SAF.

Mansur e Jéssica Cescon debatem o encaixe de Quique Setién no Botafogo

Mansur e Jéssica Cescon debatem o encaixe de Quique Setién no Botafogo

O espanhol de 65 anos ganhou notoriedade por bons trabalhos no Las Palmas e no Real Bétis, principalmente, antes de treinar Lionel Messi e companhia no gigante da catalunha. O ge reuniu alguns pontos positivos e negativos de Setién:

Prós

Jogo bonito

Uma das grandes marcas de Quique, que agrada e chama a atenção de Textor, é um jogo esteticamente bonito. Ele preza por trabalhar com a posse de bola em um jogo posicional marcante e de construção.

- Ele conseguiu fazer em times, alguns deles com orçamentos menores, que jogassem um futebol que todo mundo parasse para olhar. No Las Palmas. Era lindo de ver. Construção desde o goleiro, troca de passes, um jogo de posição de manual. Muito dogmático - afirmou Carlos Eduardo Mansur no "Redação sportv".

Experiência

Aos 65 anos, Setién tem larga experiência tanto dentro quanto fora de campo. Foi um meio-campista de sucesso, principalmente no Racing Santander e com passagem pela seleção espanhola.

Começou a carreira de treinador em 2001. Ao longo dos 23 anos que exerce o papel de técnico à nível profissional, passou por equipes menores da Espanha e teve como trabalho de destaque o Barcelona. Em termos de desempenho, o Las Palmas foi o melhor projeto.

Retomada de rumo

A eventual chegada de Quique Setién representará também uma retomada do projeto do "Botafogo Way", defendido por Textor desde o início da gestão no clube. Quando comprou o futebol, o americano defendia a construção de uma identidade com projeto de longo prazo.

Por isso, lutou pela contratação de Luís Castro que teria o dever de transformar essa ideia em realidade. Desde a saída do português, o clube tem tido dificuldade em reiniciar esse projeto, até mesmo pela circunstância de estar em meio à luta pelo título brasileiro.

Luiz Teixeira sobre possível técnico do Botafogo: "Mais pela grife do que qualidade"

Luiz Teixeira sobre possível técnico do Botafogo: "Mais pela grife do que qualidade"

Contras

Língua

Nascido na Espanha, o treinador tem como língua materna o espanhol e, por mais que tenha semelhanças, cria uma barreira de comunicação com boa parte do elenco alvinegro.

Ainda que o grupo tenha argentinos, uruguaios e um venezuelano, os brasileiros terão que se acostumar com as instruções em espanhol e também com as características culturais do treinador. Outros espanhóis tiveram dificuldades no país.

Adaptação

A eventual chegada de Setién exigirá também uma adaptação do treinador em vários aspectos. Tanto ao que é o futebol brasileiro em termos de características, quanto ao calendário e também às características do grupo de jogadores.

- Eu acho muito arriscado, ao meu ver, quase incompatível com o elenco do Botafogo. Foi construído para um jogo de agressividade na marcação, roubo de bola e transição ofensiva rápida. Não é de construção. Exigiria jogadores de mais capacidade técnica, capazes de controlar a bola muito mais. Essa não é a característica desse elenco - analisou Jéssica Cescon no "Redação sportv".

Quique Setién Barcelona Getafe — Foto: Albert Gea/Reuters

Currículo

A larga experiência e a passagem pelo Barcelona tem um peso grande no currículo do treinador. Mas faltam grandes conquistas.

Como jogador, venceu apenas uma Supercopa da Espanha, em 1984. Enquanto técnico, conquistou o título da terceira divisão espanhola e nada mais. Teve como melhor resultado o vice-campeonato espanhol em 2020.

Setién é a melhor opção para o Botafogo? Vote na enquete abaixo!

Quique Setién é a melhor opção para comandar o Botafogo?

Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv

Veja também

Mais do ge